Leitura bíblica: Salmos 119.9-11
Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração (Sl 119.2).
R.C. Sproul enfatizava que ler a Bíblia é uma coisa, estudar a Bíblia é outra coisa, e obedecer à Bíblia é ainda outra coisa muito diferente. Precisamos ler a Bíblia, mas não só uma leitura por cima, devemos estudá-la. Agora mais importante do que ler e estudar, é praticar o que aprendemos. Vivemos em um mundo perdido e só nos manteremos no caminho tendo a Bíblia como nosso guia nas decisões. O salmista disse muito bem: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” (Sl 119.11). Nosso texto base nos faz um alerta importante: Para guardar puro o nosso caminho precisamos obedecer os mandamentos de Deus. Precisamos de todo o coração buscar e não fugir dos mandamentos e palavras de Deus. Falando sobre uma pessoa justa, Davi disse: “No coração, tem ele a lei do seu Deus; os seus passos não vacilarão” (Sl 37.30).
Charles R. Swindoll escreveu um texto que fala sobre a necessidade de memorizarmos as escrituras. Ele disse: “Eu não conheço nenhuma outra prática da vida cristã mais recompensadora, falando de modo prático, do que memorizar as Escrituras”. Realmente nada pode ser melhor para termos um viver equilibrado do que ter nossa mente cativa à palavra de Deus. Toda nossa vida será fortalecida quando nossa mente está nutrida pela palavra viva. “Se há no mundo pessoas abençoadas, certamente devem ser aquelas que estão no caminho de Deus e que cuidam de manter suas vestes sem manchas do mundo” (Charles Spurgeon). Salomão diz que aprendeu com o seu pai que para viver é necessário apegar-se aos mandamentos de Deus (Pv 4.1-4). “Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos e vive” (Pv 4.4b).
Para memorizar e assim poder praticar as escrituras, precisamos estudá-la. Precisamos ter tempo e local reservado para isso. Precisamos ler, reler e meditar nas escrituras. Fazer isso aplicando o que estudamos em nossas conversas e nos acontecimentos do dia a dia.
Felizes e íntegros são os que seguem a lei de Deus.
Comentários
Postar um comentário