Pular para o conteúdo principal

Controle do medo

Leitura bíblica: Salmo 62.5-8

Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam (Sl 9.10). 


O medo é uma reação natural diante de qualquer situação de perigo. Por um lado, isso é muito bom. Imagine se você estiver atravessando a rua e um ônibus vier em sua direção. Se o medo não existisse, você simplesmente seria atropelado. Mas o medo o desperta a pelo menos tentar sair da frente do ônibus. O medo faz com que o nosso cérebro receba um aviso de perigo e desperta uma reação em nosso corpo. O problema do medo é quando ele vai ocupando lugares que não devia. Muitos se tornam muito sensíveis ao medo. Na mente destes, vento vira furacão, barata vira escorpião, cachorro vira leão, gripe vira infecção.  

Charles Spurgeon, certa vez, pregou um sermão sobre medos desnecessários. Ele disse: “Muitos entre o povo de Deus estão constantemente sob apreensões de calamidades que nunca lhes ocorrerão, e eles sofrem muito mais em simplesmente temê-las do que teriam que suportar caso elas realmente se abatessem sobre eles. Em sua imaginação existem rios em seu caminho, e eles estão ansiosos para saber como devem percorrê-los ou nadar através deles. Tais pessoas receosas estão continuamente atravessando pontes que só existem em suas fantasias. Elas se apunhalam com punhais imaginários, definham até à morte em fomes imaginárias e até mesmo enterram-se em túmulos imaginários”. 

Elyse Fitzpatrick em seu livro Vencendo Medos e Ansiedades diz: “Imaginações indisciplinadas são a causa do abatimento e da ansiedade. Uma mente sã é uma mente que pode desfrutar de paz mesmo em meio a uma grande tempestade porque está ancorada no que é realmente verdade. A nossa relação com o Senhor, particularmente, a nossa compreensão de quem ele é, e  o significado da sua palavra, farão toda a diferença na forma como lidamos com as situações da vida e com os nossos medos”. A confiança em Deus nos faz superar nossos medos. Na força do Senhor podemos descansar. 


Além do Senhor, não existe quem possa nos socorrer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E-books dos livros

Livro mensagens diárias E-books na Amazon Mensagens Diárias 9 - https://a.co/d/h4iP1oj Mensagens Diárias 7 - https://a.co/d/2wDSJiz PDF na hotmart Mensagens Diárias 1 -   https://pay.hotmart.com/I87675127Q Mensagens Diárias 2 -   https://pay.hotmart.com/K87815875W Mensagens Diárias 3 - https://pay.hotmart.com/E87815918X Mensagens Diárias 4   - https://pay.hotmart.com/X87815923P Mensagens Diárias 5 - https://pay.hotmart.com/D87815934P Mensagens Diárias 6   - https://pay.hotmart.com/O87815953W Mensagens Diárias 7 - https://pay.hotmart.com/H87815973Q Mensagens Diárias 9 - https://pay.hotmart.com/H87816003U O livro mensagens diárias traz uma meditação para cada dia do ano.  Passagens bíblicas, ilustrações, histórias interessantes.  O autor também escreve para o Presente Diário da Rádio Trans mundial a mais de 15 anos. Escreveu o livro mensagens diárias (8) da Editora Cultura Cristã em 2022.

Queimem os navios

Leitura bíblica: Lucas 9.61-62 E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal (Gn 19.26). Como nos comportamos diante das adversidades? “Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades” (Epicuro).   A vitória é fruto da persistência e da resistência. Quem desiste antes do tempo está desperdiçando tudo que já conquistou. Conta-se que quando Fernando Cortez, vindo da Espanha no ano de 1519, aportou às praias mexicanas, com algumas centenas de soldados, para conquistar o território, perguntou-lhes quais os que desejavam regressar à pátria, receosos das lutas que os esperavam contra os indígenas do México. Ninguém se apresentou. Então mandou o arrojado aventureiro lançar fogo em todos os navios em que tinham vindo para América, reduzindo-os a cinzas, a fim de cortar de vez toda e qualquer esperança de regresso ou fuga. Agora era vencer ou morrer.   Em nossa vida enfrentamos batalhas diariamente. Por mais que estejamos com medo, ou nos sentindo fr

Estou aqui

Leitura bíblica: João 1.10-14 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo (Ap 3.20). Ano novo! O que nos espera? O que iremos conquistar? Isso depende dos caminhos nos quais iremos andar e na companhia de quem iremos seguir.   Existem dois caminhos: O caminho que leva para perto de Deus, que é um caminho que diz sim para o sim de Deus e não para o não de Deus. E existe o caminho que leva para longe de Deus, que é um caminho que diz sim para o não de Deus e diz não para o sim de Deus. A boa notícia para o ano novo é que podemos andar no bom caminho. Podemos seguir nossa vida ao lado de Jesus. Edward Welch disse: “A melhor notícia que ouviremos é que pela fé, todo crente tem pleno acesso, como sacerdote, para aproximar-se corajosamente do trono da graça”. Jesus disse: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Ap 3.20)