Leitura bíblica: 1 Pedro 4.12-16
Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade, pois tens visto a minha aflição, conheceste as angústias de minha alma (Sl 31.7).
Conta-se que um homem, viajando pelo campo, encontrou um tigre. Ele correu, o tigre em seu encalço. Aproximando-se de um precipício, tomou as raízes expostas de uma planta em suas mãos e pendurou-se na beira do abismo. O tigre o farejava acima. Tremendo, o homem olhou para baixo e viu, no fundo do precipício, outro tigre a esperá-lo. Apenas as raízes o sustentavam. Mas, ao olhar para a planta, viu um rato, roendo aos poucos sua raiz. Nesse momento, seus olhos perceberam um belo morango vicejando perto. Segurando a raiz com uma mão, ele pegou o morango com a outra e o comeu. Que delícia! - ele disse.
Esta história é contada como uma analogia da vida. Estamos cercados de perigos, muitas vezes somos perseguidos e o passar dos anos nos faz lembrar de que a morte é certa. O que fazer? Entrar em pânico, cair em tristeza ou aproveitar a vida, comer os morangos que nos restam? É certo que, se somente olharmos para os problemas, não somente entraremos em desespero como também logo soltaríamos das raízes, desistiríamos da luta. Mas, mesmo em meio aos maiores problemas, se olharmos ao redor veremos muitos morangos prontos para serem apreciados. Devemos aproveitar a vida e apreciar a beleza de cada momento. Com moderação podemos viver muito bem. Mesmo com limitações, sejam financeiras ou de saúde, a vida pode ser muito boa. As melhores coisas da vida não são materiais, são sentidas no coração. É a alegria que desfrutamos na companhia de amigos e familiares. É o desfrutar da presença de Deus. Podemos andar pelos caminhos da vida em constante satisfação, certos como Davi que disse: “Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente” (Sl 16.11). Podemos seguir em alegria, pois Deus promete nos livrar de todo o mal. “Ainda que desçam ao mais profundo abismo, a minha mão os tirará de lá (Am 9.2).
Viva bem, desfrute o que é melhor.
Comentários
Postar um comentário