Leitura bíblica: Romanos 8.28-31
As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim (Lm 3.22).
Um comissário de bordo muito bem humorado pegou o microfone e disse aos passageiros que estavam prestes a pousar no Rio de Janeiro: “Passageiros sentados à direita terão uma bela vista do Pão de Açúcar, os passageiros sentados à esquerda poderão ver os passageiros à direita vendo o Pão de Açúcar”. Estando do lado certo temos oportunidade de enxergar o que outros não podem. Do lado da fé, pela janela do evangelho, podemos ter uma visão do mundo diferente e abençoada. Podemos ver que Deus faz todas as coisas cooperarem para o nosso bem. E que se Deus é por nós, nada será contra nós. Quando olhamos pela janela da fé, compreendemos o mistério do evangelho sua graça, misericórdia e salvação.
“Uma das realidades mais impressionantes da vida cristã é que num mundo onde tudo se encontra em decadência, as misericórdias de Deus nunca envelhecem. Nunca se esgotam. Nunca são inoportunas. Nunca murcham. Nunca enfraquecem. Não cansam jamais. Sempre suprem nossas necessidades. As misericórdias de Deus nunca nos desapontam. Nunca, jamais falham, porque realmente se renovam a cada manhã” (Paul David Tripp).
Nossa viagem pode ser abençoada. Na janela certa teremos as mais lindas visões. Diante dos desafios, sofrimentos e tentações encontraremos uma saída. E, principalmente, temos a salvação. Vivendo do lado de Deus temos conforto e paz, passamos a ter uma nova vida cheia da sua graça. Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém. Importante notar que Paulo não está dizendo que se Deus é por nós ninguém irá se opor a nós. “O significado da sua declaração é simples: toda a oposição humana do mundo não pode derrubar a glória que Deus colocou para os seus santos desde a fundação do mundo. Se Deus é por nós - Estamos confortados (não conformados)” (Tripp).
Estejamos no lado certo, olhando firmemente para Jesus, o autor e consumador de nossa fé.
Deus pro nobis (é por nós).