Leitura bíblica: Salmo 92.1-5
Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos (Cl 3.15).
Conta-se que, certa vez, uma mulher que só reclamava foi a um terapeuta. Depois de tanto ouvir seus lamentos ele disse: Durante esta semana, observe coisas boas e me traga cinco boas notícias. Terminada a semana, ela voltou. E, então, ele perguntou o que ela tinha visto de bom. Ela respondeu: Nada. O terapeuta já sem paciência disse a ela: Não houve nada bom? Como seria possível? Houve o nascer do sol, houve o dia e a noite, estrelas e nuvens. Houve refeições, houve sono. Aconteceram muitas coisas boas, mas você está incapacitada de apreciar a vida. Suas palavras são apenas reclamações.
Podemos estar pensando nesta mulher indignados, como podem existir pessoas assim? Mas será que durante a semana algumas vezes não nos comportamos de forma parecida com ela? Podemos não ser tão radicais em dizer que nada de bom aconteceu, mas concentrando o pensamento nos problemas, passamos os dias desanimados, sem ao menos ver o que de bom aconteceu. O ruído dos problemas nos impedem de ouvir o som das bênçãos. A dor e a tristeza apagam o prazer das grandes alegrias dos tantos pequenos acontecimentos.
Durante esta semana faça o teste, observe as coisas boas e anote pelo menos cinco boas notícias. Tenho certeza que, se dedicarmos um tempo para anotar e contar as bênçãos, vamos ter muitíssimas coisas para relatar. E, dedicando tempo para as coisas boas, se nos perguntarem o que de ruim aconteceu, diremos: Nada!
Muitas pessoas até sabem destacar o que é bom, só falta um pouco de persistência, pois logo deixam as preocupações roubarem a alegria. O medo de coisas ruins que podem vir a acontecer tiram a alegria das coisas boas que estão acontecendo. Não deixemos a ansiedade sem propósito vencer. Podemos contar com a ajuda e companhia de Deus. Ele nos dá força para cumprir o nosso verdadeiro propósito e assim teremos um caminho de felicidade.
Viva melhor, seja melhor.