Leitura bíblica: Salmo 4.6-8
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize (Jo 14.27).
Em João 16 encontramos uma palavra de despedida de Jesus aos seus discípulos. Uma palavra que deve ter deixado aqueles irmãos com o coração aflito. Mas, se em um primeiro momento eles foram levados a preocupação e tristeza, logo foram confortados, pois Jesus esclareceu que, embora estivesse partindo, iria voltar e sua paz iria permanecer em seus corações. Mesmo que fossem perseguidos e injustiçados no mundo, poderiam permanecer em paz. Poderiam ter paz em Jesus, através do Espírito Santo, o Consolador, e através da lembrança da mensagem de Jesus. Em João 16.33 encontramos um resumo desta mensagem: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”.
Enquanto vivermos neste mundo duas situações e sentimentos irão nos acompanhar: Aflição e paz. No mundo passamos por aflições, mas em Jesus temos paz. Com Jesus vencemos o mundo, vencemos a aflição e podemos viver em paz. A paz é fruto de um bom relacionamento com Jesus. Temos paz quando vivemos em união com o Senhor. Vencemos o mundo, vencemos a aflição e vivemos em paz quando confiamos nas Palavras de Jesus. A vitória da paz sobre a aflição é conquistada pela fé nas palavras de Jesus. “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 Jo 5.4). Jesus afirmou: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim” (Jo 16.33a). Assim como os seus discípulos, nós podemos ser cheios de paz a partir da confiança nas palavras que Jesus disse. Billy Graham traz luz a esse assunto dizendo: “A paz que Jesus veio trazer não foi uma paz de conciliação, harmonia ou conformidade, mas a paz espiritual. O mundo não pode dar, pois não tem nenhuma para oferecer”.
Com a paz de Deus, as tempestades que enfrentamos são acalmadas. A paz está disponível a todos que depositam sua confiança em Jesus.
Jesus é o caminho da paz.
Comentários
Postar um comentário