Leitura bíblica: Efésios 2.1-10
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3.16).
Questionar Deus é uma prática perigosa e incoerente. Como a criatura pode questionar o Criador? Como o vaso pode interferir na obra do oleiro? Mas se fôssemos questionar alguma coisa, esta coisa deveria ser: Por que Deus me salvou? Por que Deus teve a iniciativa de enviar seu filho para salvar quem estava morto, perdido em seus pecados? Por que Deus, no lugar de nos atingir com sua ira, decidiu nos amar?
A resposta a esta pergunta se encontra em Efésios 2. O que levou Deus a agir em nosso favor não foi algo em nós (mérito), mas sim algo nele mesmo (seu favor). Por que Deus nos amou? Paulo responde a esta pergunta de forma abrangente. Deus nos salvou: por sua misericórdia (“Deus sendo rico em misericórdia” - v. 4a); por seu amor (“Por causa do grande amor com que nos amou” - v. 4b); pela sua maravilhosa graça (“Pela graça sois salvos” - vs 5 e 8) e por sua bondade (“Em bondade para conosco em Cristo Jesus” - v.7). Como disse John Stott: “Estávamos mortos, incapazes de salvar-nos, somente a misericórdia podia nos alcançar. Estávamos debaixo da ira, somente o amor poderia triunfar sob a ira. Nada merecíamos nas mãos de Deus a não ser o julgamento, por causa de nossos delitos e pecados, somente a graça poderia salvar-nos do que merecíamos, pois a graça é o favor imerecido”.
Toda ação de Deus é uma demonstração de sua bondade. Deus agiu movido pela sua misericórdia e amor, pela sua graça e bondade. Maravilhosa é a graça de Jesus. Devemos ser agradecidos pela salvação. Quando aprendemos que a salvação é totalmente um presente de Deus para nós, indignos pecadores, só nos resta agradecer a esta incompreensível graça. Agradecer seu favor imerecido. Por que Deus nos salvou? Porque ele quis. Maravilhosa é a graça do nosso amado Senhor, a graça que excede o nosso pecado e a nossa culpa.
Somos salvos e estamos unidos a Cristo Jesus.
Comentários
Postar um comentário