Leitura bíblica: 1Timóteo 6.6-10
De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento (1Tm 6.6).
A Bíblia fala sobre diversos assuntos. A forma sábia que ela aborda cada um deles nos surpreende pela sua grande sabedoria. Sobre o tema finanças encontramos muitas passagens, mais do que muitas pessoas imaginam. Uma delas é nosso texto base que fala do perigo da busca por riquezas, do laço da falta de contentamento na área financeira. E também nos alerta para algo muito sério, o amor ao dinheiro. Grande mal é quando o dinheiro se torna um deus. É certo que todos nós precisamos de dinheiro para sobreviver. Mas devemos lembrar que existe uma maneira correta de se ganhar dinheiro. Esta maneira é o trabalho honesto. Também existe uma maneira correta de gastar, não sendo egoísta e nem consumista. Lembrando que se fomos abençoados com bens materiais, devemos também nos dispor a ajudar o necessitado.
Augusto Cury, falando sobre este assunto, nos lembra algo importante que devemos refletir: “O dinheiro pode nos dar conforto e segurança, mas ele não compra uma vida feliz. O dinheiro compra a cama, mas não o descanso. Compra bajuladores, mas não amigos. Compra presentes para uma mulher, mas não seu amor. Compra o bilhete da festa, mas não a alegria. Paga a mensalidade da escola, mas não produz a arte de pensar. Você precisa conquistar aquilo que o dinheiro não compra. Caso contrário, será um miserável, ainda que seja um milionário”.
Embora não exista na Bíblia uma proibição de se ganhar dinheiro e até mesmo de se ficar rico, existem vários alertas para cuidarmos do coração e não amarmos o dinheiro. A Bíblia também fala sobre a brevidade da vida - nada poderemos levar daqui. Importante é ter sustento não riquezas, ter um lar, um descanso no travesseiro e não as preocupações do esforço para se manter um patrimônio grandioso. E mais importante ainda é buscar a grande fonte de lucro que é a piedade, buscar viver com Deus e desfrutar da riqueza de sua presença.
Nada falta aos que temem a Deus.
Comentários
Postar um comentário