Leitura bíblica: Salmo 16
E, levando consigo a Pedro, Tiago e João, começou a sentir-se tomado de pavor e de angústia (Mc 14.33).
Os nossos sentimentos se alternam constantemente. Ora estamos tristes, ora alegres, ora somos corajosos, ora fracos e medrosos. Essa alternância de sentimentos nem sempre está ligada às situações que enfrentamos, muitas vezes está relacionada apenas com a nossa instabilidade emocional. Martyn Lloyd Jones fala sobre o perigo de basearmos as nossas decisões tendo o sentimento como guia. Ele diz: “Os sentimentos são traiçoeiros; volúveis, eles vêm e vão, não temos controle sobre eles! Se basearmos nossa posição em experiências e em sentimentos, seremos pessoas muito infelizes, e nossa vida cristã, extremamente instável. A resposta está no maravilhoso plano de salvação”.
Não baseamos a nossa situação de vida em como estamos nos sentindo, mas na salvação que recebemos em Cristo Jesus. Como Lloyd Jones disse, nossa base está no plano de salvação que foi executado por Deus. Nossa confiança está na obra redentora de Jesus. Estamos unidos a Cristo, desfrutamos dos seus méritos. Nossa paz está em olhar para Jesus e não para nós mesmos, não para as circunstâncias e sentimentos. Como diz o hino: “Somente ponho a minha fé na graça excelsa de Jesus; no sacrifício remidor, no sangue do bom Redentor! A minha fé e o meu amor estão firmados no Senhor” (HNC 93).
Será que não estamos vivendo mais por impulsos do que pela razão correta? Não estamos tomando decisões mais baseados em nossos sentimentos do que por uma decisão consciente e responsável? Não devemos nos deixar levar pelos sentimentos e desejos. Devemos firmar nossa vida na verdade da salvação. Faz parte da vida o adiamento de satisfações e o conviver com as frustrações.
Nosso versículo chave conta que Jesus estava se sentindo angustiado. Ele seria crucificado. Embora estivesse triste Jesus não abandonou sua dura missão. Se nosso sentimento nos angustiar, seja com motivo ou sem, precisamos permanecer focados em nossa missão.
Firmados na Palavra de Deus devemos prosseguir.
Comentários
Postar um comentário