Leitura bíblica: Eclesiastes 3.11-15
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu (Ec 3.1).
A vida nos surpreende, não temos controle sobre os acontecimentos. Somos desafiados a realizar várias tarefas que só no futuro poderemos vê-las concretizadas. Algumas coisas começamos e nem sempre terminamos, outras nos dispomos a fazer e obtemos um resultado maior e melhor que poderíamos imaginar. “Algumas de nossas lutas envolvem a tomada de decisões, enquanto outras são o resultado das decisões que tomamos. Algumas de nossas lutas resultam de escolhas que outros fazem que afetam nossas vidas. Nem sempre podemos controlar tudo o que acontece conosco, mas podemos controlar como reagimos. Muitas lutas surgem como problemas e pressões que às vezes causam dor. Outras vêm como tentações, provações e tribulações” (L. Lionel Kendrick).
Nem sempre podemos controlar, mas confiamos que Deus está no controle. As situações nem sempre nos serão favoráveis, mas podemos enfrentá-las de forma sábia e paciente. O que a nós compete decidir e agir, devemos realizar, sem postergar, sem preguiça ou procrastinação. Devemos também encarar as consequências de nossas más ações e decisões, assumir a culpa e admitir que agimos errado. Quando os problemas tiverem raiz na ação de outras pessoas, com humildade devemos manter a paz e superar as adversidades.
Deus fez tudo apropriado para seu devido tempo. Embora tenhamos um senso de eternidade, somos limitados e não podemos compreender a completa obra de Deus. Ninguém é capaz de entender tudo o que acontece. Isso não nos impede de desfrutar a vida, comer, beber e se alegrar. É bem verdade que isso só pode ser bem feito diante de Deus. A vida é um presente do Senhor e deve ser desfrutada em sua presença. Não podemos alterar os acontecimentos, o que Deus faz não pode ser acrescentado ou tirado. Devemos temê-lo e humildemente andar em seus caminhos, lembrando que “tudo fez Deus formoso no seu devido tempo” (Ec 3.11).
Deus tem cuidado de nós.