Leitura bíblica: Daniel 10.10-12
Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração (2 Cr 16.9a).
Daniel é um grande exemplo de homem piedoso. Ele manteve seu testemunho durante toda vida. Neste capítulo 10, Daniel se encontra abatido pelas revelações acerca do presente e futuro. O texto diz que ele passou três semanas chorando, comendo apenas o básico. Neste tempo, buscou a Deus em oração, até que recebeu o seu consolo. De forma sobrenatural, Deus aparece para ele às margens do rio Tigre.
Daniel é chamado de “homem muito amado”. Como deve ter sido bom para ele que já estava idoso, sentindo-se enfraquecido, ser recepcionado com estas palavras. Diz o texto que depois destas palavras, Daniel se colocou de pé. A seguir ouviu mais uma palavra de incentivo: “Não tenha medo”. Esta expressão se repete em toda a Bíblia e demostra que podemos ficar em paz na presença de Deus. Daniel poderia ficar assombrado naquele momento, mas Deus estava ali para confortá-lo e ele não deveria temer.
Deus responde às orações. Isso fica claro quando ouvimos as palavras que se seguem: “Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas” (v.12).
Devemos crer no Deus que ouve e responde as orações. Deus, em seu grande amor, tem prazer em servir seus servos. Como Daniel, é preciso decidir buscá-lo, procurar compreensão para os problemas que enfrentamos em Deus. É preciso humilhar-se na presença do Senhor. Mesmo que a resposta não venha imediatamente, Deus está ouvindo. Não estamos abandonados ou esquecidos.
Este acontecimento na vida de Daniel é um testemunho que fortalece cada um de nós como povo de Deus. É para nós um exemplo que nos faz sentir protegidos e mais confiantes. Que possamos permanecer firmes na fé, resistindo às tentações e perseverando nos caminhos da justiça, mesmo diante das adversidades que enfrentarmos.
Oração, vigilância e fervor são acompanhados pelo favor do Senhor.
Comentários
Postar um comentário