Leitura bíblica: Efésios 6.17-20
Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente (1 Co 14.15).
Nossa fé é fundamentada pela Palavra de Deus e se expressa através do que falamos aos homens e com Deus. É através da oração que nossa fé é fortalecida. “A oração é uma expressão tão natural da fé quanto respirar é da vida; e dizer que um homem vive uma vida de fé, e ainda vive uma vida sem oração, é totalmente inconsistente e incrível; é como dizer que um homem vive sem respirar. Uma vida sem oração está tão longe de ser uma vida santa, que é [na verdade] uma vida profana. Aquele que vive assim, vive como um pagão, que não invoca o nome de Deus; aquele que vive uma vida sem oração, vive sem Deus no mundo” (Jonathan Edwards).
Realmente precisamos tomar cuidado com conceitos incoerentes. Não podemos dizer que temos fé se não oramos. Não podemos dizer que conhecemos a Deus se não tiramos tempo para conversar com ele através da oração. Negligenciar a oração é negligenciar o amor e o temor a Deus. Quando oramos estamos doando o que temos de mais importante, o nosso tempo. Quando oramos, nos colocamos em uma atitude de submissão a Deus, abrimos nosso coração para o temor. Somos assim capacitados para uma vida de sabedoria e alegria na presença de Deus. Não podemos dizer que vivemos pela fé se negligenciarmos a oração, expressão natural da fé.
Jesus disse: “Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem” (Lc 21.36).
A oração, mais que um dever, é um privilégio. É bom saber que temos um canal aberto até o nosso Pai eterno. Em nome de Jesus temos a liberdade de falar com Deus. Hoje, mesmo tendo muito avanço na tecnologia, encontramos dificuldade para falar com as pessoas e até com os amigos. Sempre estão ocupados. Mas Deus é onipresente, Deus é Espírito e habita em nosso coração e nos ouve todo o tempo. Fale com Deus.
Perseverai na oração.