Leitura bíblica: Salmo 31.7-9
Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças (Fp 4.6).
Somos gratos a Deus por podermos recorrer a ele em oração no momento da aflição. A oração é um recurso que sempre temos à mão. A oração é um chamado ao Pai nosso que está nos céus. Não estamos sozinhos, desamparados. Devemos lembrar que, passando por grande aflição, não recorrer a Deus é uma grande falta de descredito e desonra ao Senhor. Como pais, ficaríamos tristes em saber que nossos filhos passaram por dificuldade e não nos procuraram.
Pedir em oração é muito importante. Mas também é importante ser grato a Deus. Nossa oração não deve ser apenas de lamento e petição, deve conter sempre adoração e gratidão. “Quando oramos, precisamos nos lembrar não apenas do que queremos, mas do que recebemos, reconhecendo que tudo o que temos vem de Deus. Precisamos reconhecer o bem que possuímos, assim como aquilo que esperamos receber dele” (Thomas Manton).
O hino 63 do Hinário Novo Cântico, As muitas bênçãos, diz em sua segunda estrofe: “Tens acaso mágoas, triste é teu lidar? É a cruz pesada que tens de levar? Conta as muitas bênçãos! Logo exultarás, e, fortalecido, tudo vencerás!” Contar as bênçãos nos faz refletir em nossas vitórias, nos faz enxergar o quanto já andamos. Contar as bênção nos faz ver além dos problemas e tristezas. Contar as bênçãos é um exercício de alegria que motiva a nossa confiança. Quando vemos o que Deus já fez fortalecemos a nossa fé para crer no que ele pode fazer. “Seja o teu combate longo ou breve aqui, não te desanimes, Deus será por ti! Seu divino auxílio minorando o mal, te dará consolo e galardão final” (Hino 63 - Quarta estrofe).
Conta as bênçãos, comece sua oração mostrando seu reconhecimento por tudo que Deus tem feito, adore a ele por isso. Depois peça a Deus conforme a sua necessidade, de acordo com a vontade dele. É certo que ele fará muito mais do que pedimos ou pensamos. Não se deixe levar pelo medo e ansiedade, não pense que você está sozinho e desamparado.
Fale com o Deus da providência.