Leitura bíblica: Salmo 20
Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã (Sl 30.5).
A bondade de Deus dura a vida toda, o seu favor é para sempre. Deus nunca nos desampara. Diferente das pessoas com quem convivemos, pois o favor destas é parcial e por um tempo curto. As pessoas mudam ou, mesmo perto, às vezes não querem ou não podem ajudar. Já o favor de Deus é contínuo. É interessante observar que mesmo assim muitos estão sempre querendo ficar próximos de pessoas que podem lhe favorecer e buscam agradar pessoas importantes em busca de uma ajudinha. Mas estas mesmas pessoas não estão muito preocupadas em agradar a Deus, em buscar se aproximar dele. Não que buscar a Deus de forma interesseira seja correto. O favor de Deus é uma graça que não merecemos. Quero dizer que às vezes buscamos o favor das pessoas, mas esquecemos de buscar o favor de Deus. Buscamos nos aproximar das pessoas, mas não temos o cuidado de buscar a mesma aproximação de Deus. Devemos lembrar que temos um Deus próximo que podemos chamar de Pai, de meu Deus. Devemos lembrar que não somos dependentes de favores humanos. Estes podem nos faltar, mas o socorro virá do Senhor que fez os céus e a terra.
Apesar de nos momentos das dificuldades nos sentirmos desamparados e tristes, podemos confiar em Deus. “Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã”. Podemos dizer como o salmista: “O Senhor, tenho-o sempre à minha presença; estando ele à minha direita, não serei abalado” (Sl 16.8). Portanto, busquemos o favor de Deus. E sejamos gratos por sua bondade tão presente em nossas vidas. Com Deus nunca estamos sozinhos, sua presença nos alegre e nos fortalece. Ele nos mantêm de pé. “Tu, SENHOR, por teu favor fizeste permanecer forte a minha montanha (Sl 30.7). Enquanto “uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus” (Sl 20.7).
Peça ajuda a Deus.