Leitura bíblica: Provérbios 3.5-8
Eu sou o SENHOR, vosso Deus; andai nos meus estatutos, e guardai os meus juízos, e praticai-os (Ez 20.19).
Li uma história que dizia: Um dia, um bezerro precisou atravessar uma floresta virgem para voltar a seu pasto. Sendo animal irracional, abriu uma trilha toda tortuosa, cheia de subidas e descidas. No dia seguinte, um cão percorreu essa mesma trilha. Depois foi a vez de um carneiro, líder de um rebanho, que, vendo o espaço já aberto, fez seus companheiros seguirem por ali. Mais tarde, os homens começaram a usar esse caminho: entravam e saíam, viravam para os lados, abaixavam-se, desviavam-se de obstáculos, reclamando com toda razão. Mas não faziam nada para melhorar aquilo. Depois de tanto uso, a trilha acabou virando uma estradinha onde os animais de carga se cansavam percorrendo em três horas uma distância que poderia ser vencida em trinta minutos se não seguissem o caminho aberto por um bezerro. Muitos anos se passaram e a estradinha tornou-se a rua principal de um vilarejo, e posteriormente a avenida principal de uma cidade. Todos reclamavam do trânsito porque o trajeto era péssimo. Que ironia, tantas pessoas seguindo um caminho sem nunca se perguntarem se aquela seria a melhor escolha.
Hoje não é diferente, nos também fazemos muitas coisas simplesmente por fazer, sem avaliar se realmente aquilo é o melhor e, sobretudo, sem questionar se é o que Deus quer de nós. Precisamos lembrar que o caminho correto e melhor não é simplesmente seguir uma trilha já aberta por qualquer um. E nem é apenas o acúmulo de atividades de uma agenda sempre cheia. Muito menos o caminho da acomodação, não fazendo nada, não se envolvendo com nada.
A leitura bíblica de hoje tem algo importante a nos ensinar. Ela aponta para o caminho da confiança em Deus, para a busca da sus sabedoria: “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas” (Pv 3.5-6).
Deus é nosso orientador.