Leitura bíblica: Salmo 116.1-7
A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples (Sl 119.130).
Não complique, simplifique! Eis uma frase daquelas que são fáceis de falar, mas difíceis de praticar. Temos o hábito de complicar demasiadamente tudo, de fazer tempestade em copo d’água. Nossa busca por sofisticação e coisas grandes demais nos coloca, invariavelmente, em situações complexas e desnecessárias. Por exemplo: Compramos mais do que precisamos e podemos pagar; assumimos mais compromissos que podemos cumprir; mudamos os hábitos simples por hábitos complexos que nos deixam exaustos; adquirimos novas tecnologias, caras em sua maioria, que nem conseguimos usar.
Davi, no Salmo 131.1, diz o seguinte: “SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim”. A simplicidade é o caminho para o contentamento e a tranquilidade. É deixar o orgulho da busca constante das grandes e complicadas coisas fora de nosso alcance. Davi nos lembra que o Senhor é quem cuida dos símplices e dos indefesos (Sl 116.6). Esse é um grande consolo para todos que se encontram cansados da vida complicada do nosso tempo. Mais do que a quantidade de coisas de temos, devemos nos preocupar com a qualidade do que fazemos. Devemos seguir o exemplo de Davi: Nada de olhar altivo, coração soberbo, mania de grandeza ou inquietações com coisas supérfluas. Como disse o sábio Salomão: “Melhor é um bocado seco e tranquilidade do que a casa farta de carnes e contendas” (Pv 17.1).
Busquemos descansar em Deus. Encontremos o contentamento nas pequenas, simples e agradáveis coisas da vida como: desfrutar da companhia da família em momentos de descanso; fazer as refeições à mesa com a família sem a televisão ou celulares ligados; fazer uma caminhada e, principalmente, cultivar o hábito da oração! Viver com moderação em tudo é sempre bom.
A vida é simples, nós é que complicamos! Simplifique!