Leitura bíblica: Salmo 145.1-7
Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia! (Sl 150.6)
No Salmo 145, vemos Davi adorando a Deus. Por que ele louva ao Senhor? Pela sua grandiosidade. Neste Salmo, Davi mostra as qualidades de Deus e também as maneiras de adorá-lo. Nossa adoração e louvor são frutos da contemplação da perfeição de Deus. São uma reação de alegria.
Entre as qualidades de Deus, Davi destaca que o Senhor é rei. “Exaltar-te-ei, ó Deus meu e rei” (v.1). Como rei, ele tem domínio sobre todas as coisas, autoridade sobre tudo e todos. Davi diz também que Deus é Deus. “Bendirei o teu nome” (v.1), “Louvarei o teu nome” (v.2) - Que nome é esse? O nome de Deus é Deus. Ele é o único Elohim (Deus forte e poderoso); Elyon (Deus altíssimo, ser supremo); El-Shaddai (Deus Todo-Poderoso, o sustentador, nutridor); Yahweh (Jeová - Senhor que não muda, que não fica velho); Adonai (Senhor, dono e o governador de todos os homens).
Quanto mais conhecemos a Deus e sua grandiosidade, mais nos dispomos a adorá-lo. Como fazemos isso? Davi afirma que adoramos a Deus o exaltando - “Exaltar-te-ei” (v.1). Exaltar quer dizer levantar bem alto, erguer. Reconhecemos Deus em sua majestade e o colocamos como algo bem maior do que nós. Davi diz que adoramos a Deus bendizendo ao Senhor - “Bendirei” (v.1). Bendigo a Deus pois reconheço que ele me abençoa. Reconheço minha posição de humildade e necessidade dele. Bendigo porque Deus ouve minha voz e atende meu clamor. Davi ainda diz que adoramos a Deus o louvando - “Louvarei” (v. 2), “Ser louvado” (v. 3), “louvará” (v. 4). Louvar é elogiar. Sentir-se seguro em sua presença. Deus tem muitas qualidades. Quando eu canto, estou elogiando a Deus. Davi ainda diz que podemos adorar a Deus meditando - “Meditarei” (v. 5). Estudar, orar, conhecer a Deus, dedicando tempo a ele. Quando estas coisas acontecem falamos e contamos sobre Deus a outras pessoas (v. 6-7). Uma vida que exalta a Deus evangeliza.
Adore a Deus.
Comentários
Postar um comentário