Leitura bíblica: 1 Coríntios 7.29-31
Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar (Cl 3.9).
Lives, podcasts, redes sociais, agora parece que todo mundo virou especialista em política, em ciência, medicina, música, segurança pública, agricultura e em todo assunto que está em evidência. Mas, na verdade, tem surgido muito especialista em cuidar da vida dos outros, especialistas em afirmar com convicção sobre o que pouco sabem. Com a barreira do virtual, muitos criaram coragem de falar e agredir o outro, mostrando quem tem razão. Parece que assim estão mostrando seu valor, como são relevantes. Theodore Roosevelt escreveu um texto interessante que diz: “O valor não está no crítico, nem naquele que aponta a falha do forte ou mostra de que forma uma pessoa poderia ter feito algo melhor. O crédito pertence àquele que está de fato na arena, cujo rosto está marcado pela poeira, pelo suor e pelo sangue, que luta valentemente, que tenta muitas vezes sem alcançar, pois não há esforço sem tentativa e dificuldades, que conhece a verdadeira devoção, que se esgota por uma causa valiosa, e que sabe que, na melhor das hipóteses, conhecerá a alta realização do triunfo, e que, na pior, se fracassar com coragem, seu lugar jamais será junto das frias e tímidas almas que desconhecem vitória ou derrota”.
Quem está ocupado treinando, trabalhando, se esforçando para vencer seus pecados e suas limitações, dificilmente irá encontrar tempo para desperdiçar atirando pedras nos outros. Certa vez um pastor foi perguntado sobre o que ele achava de uma determinada discussão que estava em evidência aquela semana na internet, ele respondeu: “Eu não sei, não vi, nem perco meu tempo com essas coisas, tenho muito o que fazer”.
Querido amigo leitor, através desse texto quero que você reflita sobre essa questão. O alerta é sobre o pouco tempo que nos resta para fazer o bem, anunciar a mensagem de salvação e viver em comunhão com o nosso próximo. O tempo se abrevia, a aparência deste mundo passa (1 Co 7.29).
Quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.