Leitura bíblica: Eclesiastes 7.21-22
Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la (Sl 34.14).
É muito importante vigiar o que falamos, mas também é tão importante vigiar o que ouvimos. Diz o sábio: “Não apliques o coração a todas as palavras que se dizem, para que não venhas a ouvir o teu servo a amaldiçoar-te” (Ec 7.21). Não fique escutando tudo o que os outros dizem, você vai acabar ouvindo alguém falar mal de você. Fato é que, querendo ou não, um dia vamos escutar alguém falando mal de nós. Ou alguém vai nos contar que estão falando algo de nós pelas costas. Esta é a hora de buscar em Deus controle para lidar com esta situação.
Qual é a sua primeira reação quando você toma conhecimento de que as pessoas estão falando mal de você? Raiva? Você quer confrontar a pessoa e acabar com isso de uma vez? Salomão, o Pregador, tem algumas palavras de sabedoria. Ele ensina o que fazer quando isso acontece. Ele diz: “Não apliques o teu coração” (Ec 7.21a). Não leve isso tão a sério. Deixe para lá. Já parou para pensar sobre o que estas pessoas diriam de você se elas realmente soubessem toda a verdade? Se conhecessem seus pecados mais ocultos? Ele ainda diz: “Tu mesmo tens amaldiçoado a outros” (Ec 7.22). Antes de você sair atirando em todo o mundo, lembre-se das vezes que você também falou mal de outras pessoas. Antes de ficar magoado com o que os outros dizem, procure ouvir o que Deus tem a dizer sobre você.
O reino de Deus é paz. Não devemos permitir que as diferenças de pensamento causem separações. Esteja longe de nós todo espírito crítico maledicente. Quanto ao que depender de nós, devemos fazer todo o possível para viver bem com as pessoas. “Por isso procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé” (Rm 14.19). Que tenhamos relacionamentos abençoados. Que possamos aprender com as críticas e com domínio próprio e amar até mesmo aqueles que nos maldizem. Esforcemo-nos em promover a paz e a edificação.
Não deixe que as críticas o transformem em um crítico.