Leitura bíblica: João 14.25-27
Permaneça em vós o que ouvistes desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis vós no Filho e no Pai (1 Jo 2.22).
O que mais nos perturba não são os problemas, as surpresas da vida ou as pessoas que nos perseguem. O que mais nos preocupa é a falta da paz de Deus. A falta de paz torna a vida triste, os problemas maiores do que são, a vida insuportável. Mas podemos ficar livres dessas perturbações geradas pela ausência da paz de Deus. Podemos ter paz quando buscamos a verdadeira paz. Jesus disse: “Minha paz vos dou” (Jo 14.27a). É essa paz que devemos estar abertos para receber, a verdadeira paz que podemos ter.
A paz de Deus é uma paz diferente da que o mundo dá. O mundo dá uma amostra de paz, mas a toma de volta; promete dar uma satisfação, mas não pode cumprir. “Embora você tenha tudo o que o mundo chamaria de invejável e feliz, a menos que você tenha paz em Deus, e com Deus, todo o resto será indigno, ao qual o primeiro sopro de adversidade despedaçará, e a hora da morte aniquilará completamente!” (John Macduff). A paz de Deus não é como a do mundo. É uma paz completa que nos faz descansar. É a paz do coração e da mente tranquila. É a completa e perfeita paz. “Paz perfeita! O que é? É a paz do perdão. É a paz que surge de um senso de reconciliação de Deus, conosco, através do sangue da aliança eterna; descansando docemente no seio e na obra de Jesus, entregando tudo a Ele” (Macduff).
Se permanecermos em Deus teremos uma vida abençoada experimentando a sua paz. Em todo tempo e, principalmente nas horas mais difíceis, poderemos dizer: Estou em paz com Deus. Já temos experiência suficiente para saber que a paz do mundo é enganadora, que ao busca-lá, além de não alcançá-la, seremos tomados de tristeza e decepção. Também já experimentamos a paz de Deus e sabemos que ela nunca nos decepcionou. O profeta Isaías confirma essa ideia dizendo: “Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti. Confiai no SENHOR perpetuamente, porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna” (Is 26.3-5).
Permaneça em Deus, permaneça em paz.