Leitura bíblica: Salmo 93
Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12.14).
O titulo de uma devocional escrita por Oswald Chambers me chamou a atenção. Era o seguinte: “Destinados a Ser Santos”. Ele começa seu texto de forma bem persuasiva dizendo: “Repetidamente deve informar-se a si mesmo sobre o propósito de sua vida. O fim para o qual todo o homem foi criado não é a felicidade pessoal, nem a saúde, mas a santidade. Hoje temos inclinações e gostos demasiado fortes; saímos prejudicados e danificados por causa deles; são gostos e inclinações que achamos corretos, bons, nobres, que ainda hão de ser plenamente realizados, mas que, por agora, Deus terá de atrofiar em todos nós. A única coisa que importa é saber se aceitaremos o Deus que nos tornará santos. Devemos nos relacionar correctamente com Deus, custe o que nos custar”.
Ser santo, este é o propósito de nossa vida. Cremos que isso é realidade? Se não pensamos assim, estamos equivocados. Fomos salvos da escravidão do pecado para viver uma vida de santidade. É importante lembrar que quando falamos em santidade não estamos falando de uma posição alcançada imediatamente após a conversão, mas de um processo que inicia na conversão e segue por toda a nossa vida. Santo é aquele que com a ajuda de Deus caminha em um constante amadurecimento, é aquele que dia a dia molda seu caráter pelo que aprende na Palavra de Deus. Santo é quem busca imitar a Cristo. A santidade é um efeito causado pela presença do Espírito Santo em nossa vida.
Creia, viver em santidade é possível! “Se devemos ser apaixonados em nossa busca por santidade pessoal, a primeira coisa que precisamos estabelecer é que santidade é algo possível. Deus espera que sejamos santos e nos confere graça para sermos santos. Afinal, ele nos criou para as boas obras (Ef 2.10). Podemos, sim, sermos treinados para viver de forma santa e agradável a Deus (Rm 12.1-2)” (Kevin de Young).
Seja rico em boas obras, em santidade.