Leitura bíblica: João 10.26-30
Tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos (At 11.26).
Acredito que todos nós temos curiosidade sobre como as pessoas nos definem e sobre o que as pessoas pensam de nós. Certo é que como nos comportamos irá gerar uma imagem para quem nos vê. Também certo que a característica predominante que devemos ter é de ser um cristão, de ser conhecido como alguém que segue a Jesus.
Você gostaria de ser conhecido como um seguidor de Cristo? Observe o que disse Jesus sobre quem são as suas ovelhas: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (Jo 10.27). Podemos ver aqui três características da ovelha, que podem ser atribuídas ao verdadeiro discípulo de Cristo: a) “ouvem a minha voz” - A verdadeira ovelha ouve a voz de Cristo através da Palavra e do Espírito. O verdadeiro cristão busca nas escrituras conhecer melhor a vontade de Deus. b) “Eu as conheço” - Ser cristão não é ter uma vida de aparência. Podemos enganar as pessoas que nos cercam, mas não a Deus. Não se trata apenas de como as pessoas nos conhecem, o mais importante é como Deus nos vê. Jesus sabe quem são os seus seguidores, os seus verdadeiros discípulos. c) “Elas me seguem” - O verdadeiro cristão busca segui-lo. Há muitos que se dizem cristãos, mas vivem em desobediência em caminhos distantes dos de Deus. Uma ovelha de Cristo não apenas conhece a verdade, mas busca obedecer e praticar o que aprendeu.
Que nosso maior desejo seja sermos reconhecidos como verdadeiros cristãos e bem conhecidos por Jesus, sermos alguém que apesar de pecador, busque realmente segui-lo como o supremo pastor. E que não seja nosso desejo sermos reconhecidos pelos nossos méritos e conquistas deste mundo. Como cremos em Cristo, assim possamos testemunhar a mensagem de fé e salvação para outras pessoas. Vivamos como um verdadeiro cristão, nascido de novo. “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2Co 5.17).
Eu sou de Jesus.