Leitura bíblica: Salmo 45.1-3
Vede com que letras grandes vos escrevi de meu próprio punho (Gl 6.11).
“Somos todos escritores, só que alguns escrevem e outros não”, escreveu José Saramago. Esta frase tem feito muito sentido na minha vida. Quando comecei a escrever achava que não conseguiria. Até que percebi que escrever é simplesmente transferir o que temos em nossa mente, o que temos estudado, para o papel ou para o computador. Depois de algum tempo, isso vai se tornando um hábito. O que escrevemos fica guardado e é compartilhado. Se não escrevermos, amanhã nem nós mesmos vamos nos lembrar sobre o que estávamos pensando.
No Salmo 45 vemos o salmista escrevendo um cântico homenageando o rei. Um cântico de casamento. O escritor do Salmo revela que enquanto estava escrevendo, boas palavras encheram seu coração, lindas palavras vieram à sua mente. Ele diz: “A minha língua é como a pena de um habilidoso escritor” (Sl 45.1b) Pode ser que este salmo tenha sido composto primeiro oralmente e, depois, escrito.
Somos todos escritores. Escreva o que você fala, escreva o que você pensa e se torne um escritor. Muitas pessoas são habilidosas no falar, mas não encontram tempo, ou acreditam que não sabem escrever. Estas pessoas dariam excelentes escritores se apenas se dedicassem um pouco mais para colocar seus pensamentos na linguagem escrita. Mesmo aqueles que têm dificuldade de se expressar de forma oral, escrevendo podem expor com maior facilidade o que pensam sobre o que leem ou ouvem. Também dariam excelentes escritores se se dedicassem a isso.
Temos um compromisso de transmitir a mensagem da palavra de Deus. Em Apocalipse 22.10 encontramos o seguinte ensino: “Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo.” Não sele, não feche, não guarde sua Bíblia em casa. Anuncie falando, pregando e também escrevendo sobre os seus ensinos. Seu coração vai se encher de boas palavras quando você assumir o compromisso de escrever sobre o livro da vida.
Separe tempo para escrever.