Leitura bíblica: Salmo 119.103-105
Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos (Sl 119.105).
Hoje comemoramos o Dia da Bíblia. Conta-se que esta data surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Cranmer incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo de dezembro, tornando-se o Dia da Bíblia. Ozias Fuly conta que, no Brasil, a data passou a ser celebrada em 1850, com a chegada, da Europa e dos Estados Unidos, dos primeiros missionários evangélicos que para cá vieram. Hoje, o dia dedicado às Escrituras Sagradas é comemorado em cerca de 60 países, sendo que em alguns a data é celebrada no segundo Domingo de Dezembro, numa referência ao trabalho do tradutor Jerônimo, na Vulgata, conhecida tradução da Bíblia para o latim. Conforme informação do site da Sociedade Bíblica do Brasil, a primeira manifestação pública aconteceu quando ela (SBB) foi fundada em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo-SP. Desde dezembro de 2001, essa comemoração passou a integrar o calendário oficial do país, por meio da Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.
Creio que esta data é uma oportunidade especial para falarmos sobre a importância do estudo e divulgação da Bíblia. Tempo de reafirmar que cremos que a Bíblia não é um livro comum, mas a Palavra de Deus. Seu ensino também é superior, não é meramente intelectual, mas espiritual. Como disse Jesus: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17).
A Bíblia deve ser nosso alimento diário. Ela é a luz que guia nossos caminhos. Na Palavra de Deus encontramos conforto para as nossas dores e desilusões, e também força para resistir as tentações. A Bíblia é a verdade de Deus que nos afasta de nossos pensamentos enganadores e mentirosos. Através da leitura da Bíblia temos comunhão com Deus e nos aproximamos daquilo que não se vê, da glória eterna.
Leia a Bíblia.