Leitura bíblica: Miquéias 5.2-4
Porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste (Jo 17.8).
Jesus é descrito como o governador de Israel. De Belém, uma pequena vila, viria o rei Jesus. “Ele se levantará para conduzir seu rebanho com a força do SENHOR e a majestade do nome do SENHOR, seu Deus. Então seu povo viverá tranquilo, pois ele será exaltado em todo o mundo e será a fonte de paz” (Mq 5.4-5a - NVT). Para que Jesus veio? Ele veio para ser “governador em Israel”. Poderíamos pensar que algo deu errado. Pois João relata: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (Jo 1.11). Veio a Israel, mas não foi seu rei, antes foi desprezado. “Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso” (Is 53.3). De fato Jesus foi rejeitado e desprezado por muitos como ainda é desprezado nos dias de hoje. Mas isso não significa que ele deixou de ser o governador. João também disse que muitos o receberam, creram nele e o seguiram. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome” (Jo 1.12). Muitos lhe obedeceram em seu caráter de Senhor. Os apóstolos se inclinaram diante dele e o reconheceram como rei. Ele veio para ser Senhor em Israel e, com toda certeza será Senhor, quando reinar gloriosamente entre seu povo, com todos seus antepassados. Mas “nem todos os que são de Israel são israelitas” (Rm 9.6). “Ele verdadeiramente reina; e aqueles que não são governados por Cristo não são de Israel” (Charles Spurgeon).
Ele veio para ser Senhor de Israel, governador do verdadeiro Israel. Nós que recebemos Jesus e que cremos nele, somos seus filhos e vivemos sob o seu governo. Quem não o recebe é quem vive para si mesmo, governado pelo pecado. Graças a Deus, o rei chegou e inaugurou um momento muito especial. Temos acesso ao Pai, podemos viver na presença de Deus.
Receba Jesus, o Salvador e Governador.