Leitura bíblica: Mateus 1.18-25
E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade (Mq 5.2).
Nesta época do ano todos estão em contato com a mensagem do nascimento de Jesus. É quase impossível alguém não refletir, mesmo que por apenas um momento, na história narrada na Bíblia sobre o nascimento do Salvador Jesus Cristo. Esta também é uma época do ano muito agradável e festiva. As famílias se reúnem, estranhos se cumprimentam, familiares distantes se encontram. Para alguns, o único momento do ano que se tornam religiosos. Chegam a acreditar que só por guardar o dia do natal podem ser considerados cristãos. Spurgeon disse: “Considero que é uma das coisas mais absurdas debaixo do céu pensar que existe religião quando se guarda o dia de Natal”.
Não podemos esquecer que esta é uma data escolhida no calendário para esta comemoração. É uma data aleatória. Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro. Comemoramos o Natal, mas não como um dia sagrado. Estamos diante com uma história sagrada, uma mensagem de grande importância. O nascimento da salvação através do nascimento do salvador. Não temos dificuldade de celebrar o nascimento de Jesus nesta data só porque não é o dia correto. Fazemos isso, mas sem acreditar em superstições e sem exagerar nos símbolos esquecendo o que é simbolizado. Sem idolatrar o dia ou os símbolos do natal. “No entanto, ainda que não seguimos os passos de outras pessoas, não vejo dano algum em pensarmos na encarnação e no nascimento do Senhor Jesus” (Spurgeon). Não precisamos protestar contra as comemorações de Natal. E podemos sim aproveitar esta ocasião para relembrar os fatos relacionados a esta linda história e aproveitar para proclamar a boa nova de grande salvação.
É Natal! Que neste dia e em todos os demais dias do ano possamos comemorar a história da encarnação e nascimento de Cristo. Que nossa fé esteja firmada na Palavra de Deus e não em superstições natalinas.
Guardamos Jesus em nosso coração.