Leitura bíblica: Salmo 91.9-13
Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais! Bem mais valeis do que muitos pardais (Lc 12.7).
Quando afirmamos que temos um Deus presente precisamos entender que estamos dizendo que cremos em um Deus que está em todo tempo, em todo lugar e em todas as circunstâncias. Deus não está presente apenas nas grandes decisões, nas enormes tribulações e em fortes tentações. Deus está presente em coisas pequenas e aparentemente sem importância. “Nossa vida é composta de insignificâncias e se tivéssemos um Deus apenas para grandes coisas, e não para as pequenas, seríamos muito miseráveis. Bendito seja nosso Pai celestial, que faz voar um anjo, que guia um pardal; aquele que faz o mundo girar, molda uma lágrima e define sua órbita quando sai da fonte. Deus está na movimentação de um grão de poeira soprado pelo vento no verão, tanto quanto nas revoluções estupendas do planeta. Deus está no brilho de um vagalume tanto quanto em um cometa flamejante” (Charles Haddon Spurgeon).
Em nosso texto base encontramos um exemplo de como Deus cuida das pequenas e grandes coisas. A promessa do salmo é que se buscarmos refúgio no Senhor estaremos protegidos por onde quer que andarmos. No v. 12, o exemplo diz: “para não tropeçares em uma pedra”. No v. 13:“pisarás o leão e a áspide”. Deus nos proteje de machucar o pé tropeçando em uma pequena pedra e também nos faz vencer ferozes leões e astutas cobras.
Nosso Deus é um grande Deus até nas pequenas coisas. “Se há um pouco de perigo, uma grande providência surge para nos proteger dele” (Spurgeon). Lembrar disso nos ajuda em muitos momentos. Grandes problemas não acontecem todo o tempo. E muitas vezes é mais fácil lidar com eles, pois não tendo o que fazer logo recorremos a Deus. Muitas vezes a dificuldade maior está nos pequenos problemas, por eles que ficamos irritados. É por coisas insignificantes que ficamos ansiosos e preocupados. Lembremos que Deus está presente e com a sua ajuda podemos lidar melhor com as pequenas pedras do caminho.
O grande Deus está presente nas pequenas coisas.