Leitura bíblica: Filipenses 3.12-16
Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp 3.14).
Douglas Viegas usa o exemplo do Waze para ilustrar a vida. Ele disse em uma de suas palestras: “Como todo mundo aqui dirige, vocês têm na frente um aparelho celular com um aplicativo que se chama Waze. Quando você erra o caminho, ele começa a chorar? Ele começa a se lamentar? O que ele faz? Ele recalcula a rota normalmente e vamos embora. Qual o problema? Já foi consertado, continue andando. Pode ter aumentado a distância do caminho, mas a gente não para. Então, é isso que acontece na vida. Vocês estão vendo como tudo é uma oportunidade de crescimento. Ninguém ensinou a gente a ficar chorando, a ficar pondo a culpa no outro”.
Errou, refaça a rota. Viva como o Waze, não desista. O importante é o destino. Temos algo que nos dirige muito melhor do que o Waze (que muitas vezes nos leva ao lugar errado). Temos a Palavra de Deus, nossa bússola, a luz para os nossos caminhos. Independente do que aconteça, não podemos desistir dela. A palavra de Deus também é motivação para viver. A certeza de um destino feliz sempre nos faz prosseguir na caminhada.
Conta-se que algumas pessoas tinham o hábito de visitar um homem sábio reclamando sempre dos mesmos problemas. Um dia, ele decidiu contar uma piada e todos caíram em gargalhadas. Depois de alguns minutos, ele lhes contou a mesma piada e apenas alguns deles sorriram. Então, ele repetiu a mesma piada pela terceira vez, mas ninguém riu ou sorriu mais. O homem sábio sorriu e disse: “Você não pode rir da mesma piada repetidamente. Então, por que você está sempre chorando por causa do mesmo problema?”
Que possamos deixar as reclamações de lado, aprendendo a cada dia a arte da resiliência. Refaça a rota, acerte o caminho, siga para o melhor destino. A preocupação não resolverá os problemas; apenas vai desperdiçar o seu tempo e a sua energia.
Vamos lá, não pare!