Leitura bíblica: Gálatas 5.13-15
Todos os vossos atos sejam feitos com amor (1Co 16.14).
Para ser uma pessoa melhor precisamos viver como servos de Deus e servos de nosso próximo. Precisamos amar a Deus e ao nosso próximo. “[…] sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou” (Ef 4.32). “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo” (Ef 5.21). Devemos perdoar, ter compaixão e tratar o nosso próximo com amor. O exemplo para nós é Cristo que deu sua vida por nós. Devemos amar como ele nos amou. Ele nos amou primeiro, mesmo sendo nós ainda pecadores. Deus enviou seu filho para morrer por nós. “Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros” (1Jo 4.11). Devemos ser imitadores de Deus (Ef 5.1-2). O amor não é um sentimento e sim um mandamento. “Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão” (1Jo 4.21).
A Bíblia nos ensina a importância de vivermos uma vida em amor. Afirma que quem ama a Deus ama o seu próximo. Quem não ama ao seu próximo, não ama e nem conhece a Deus. O amor procede de Deus, vem do encontro com ele (1Jo 4.7-11). Somos conhecidos como discípulos pela forma que tratamos as pessoas (Jo 13.35). João faz uma afirmação pesada dizendo que é fácil distinguir os filhos de Deus e os filhos do diabo. Não é de Deus aquele que não ama a seu irmão (1Jo 3.10).
Viver é relacionar-se com Deus e com o próximo. Para viver bem, precisamos nos relacionar bem. Deus colocou próximo de nós as melhores pessoas. Às vezes temos a impressão que os melhores estão sempre distante. Amamos o distante erradamente, enquanto Deus diz que devemos amar o nosso próximo. Quem está perto parece não merecer nosso amor, mas amor não é por mérito, amor é doação.
Servir e amar - uma atitude de sabedoria.