Leitura bíblica: Colossenses 3.1-6
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento (Fp 4.8).
Temos alegria! Gostamos de viver na terra, mas nossa esperança maior está nos céus. Temos muitas coisas a fazer, mas não devemos viver tão envolvidos neste mundo, esquecendo que um dia a vida aqui terminará. Paulo disse: “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Fp 1.21). Vivemos sem perder de vista a nossa fé. Quando morrermos teremos a concretização de nossa salvação. Devemos manter firmes nossa convicção da importância da vida nos céus. Um dia estaremos com Jesus na glória celestial e eterna. “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Fp 3.20). “Os céus são o fim de nossa jornada. Os céus são o objetivo de nossa vida. Os céus são a razão para prosseguir nossa caminhada. Os céus são a morada do nosso espírito. Os céus são o descanso de nossa alma. Os céus são o lugar apropriado para guardar todo o investimento espiritual feito na Terra” (Rev. Abival Pires da Silveira).
Precisamos sempre manter o nosso coração e mente voltados para as coisas do alto. “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória” (Cl 3.1-4). A balança de nossos desejos não pode pender para as coisas da terra. Nosso maior desejo deve ser o de estar com Deus na eternidade. Na luta diária pela nossa atenção estarão as coisas da terra e do céu. Paulo, depois de falar que devemos pensar nas coisas do céu, concluiu: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena” (Cl 3.5). Além de colocar nosso coração nas coisas de Deus, devemos fugir dos maus caminhos e pensamentos.
Os pés estão na terra, mas o coração nos céus.