Leitura bíblica: Salmo 119.11-16
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? (Jr 17.9)
As fontes e os poços do oriente eram preciosidades tratadas com cuidado especial. Tapava-se cuidadosamente com uma pedra a boca de uma nascente, de maneira que a expressão uma nascente fechada, ou uma fonte selada, tornou-se característica para tudo que era guardado com mais cuidado. Nosso coração é um bem precioso que precisa ser selado. A importância de cuidar do coração é ressaltada em Provérbios 4.23 que diz: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida”. Devemos tomar muito cuidado com o nosso coração e com os nossos pensamentos. Devemos cuidar de nossa alma. É preciso cuidar do coração, pois ele dirige os pensamentos que governam nossas ações. O coração e a mente são a fonte da vida. Se esta fonte for contaminada, a vida está perdida.
Mas parece impossível! Como selar a mente e o coração? Como diz o ditado popular: “Não podemos evitar que os pássaros voem sobre nossas cabeças, mas podemos impedir que façam ninhos sobre elas”; assim também não podemos nos livrar de sermos tentados, mas podemos lutar para não cairmos em tentações. Precisamos tomar o cuidado de selar o coração, protegê-lo como a fonte do oriente.
É importante também conhecer que alimento estamos dando ao nosso coração. Nosso coração precisa ser bem alimentado. Nosso coração precisa transbordar de boas palavras, de sinceridade, humildade e de adoração a Deus. É preciso ter um coração firme, sempre confiante no Senhor, que o busca em todo o tempo. Um coração que guarda a palavra de Deus para não pecar contra ele.
Lembremos que enganoso é o coração do homem. Nosso coração pende mais para o pecado e busca constantemente coisas ruins. É atraído por estultices, ama tolices, trai a sabedoria. Expulsemos os maus pensamentos, enchendo o coração de coisas boas e ele se tornará uma fonte preciosa.
Cuidemos bem de nosso coração.