Leitura bíblica: 1João 5.1-5
Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé (1Jo 5.4).
Vivemos tempos difíceis. Como enfrentar os tempos de crise? Como conservar a esperança quando tudo parece conspirar contra ela? Primeiro devemos lembrar que nos piores momentos é que surgem as melhores oportunidades. Podemos tirar o melhor do pior. A palavra crise, na língua chinesa, é formada por dois caracteres que significam perigo e oportunidade. Assim, a crise é sempre um momento de grande perigo, mas também tempo de grande oportunidade. Diante das crises podemos aproveitar para desistir ou nos fortalecer na persistência em busca da vitória. Vencedor é aquele que luta até o fim, que se dispõem a enfrentar as adversidades e os obstáculos do caminho. Muitas vezes desistimos, pois estamos cansados de lutar, de tentar e perder. Desistimos pois estamos sem fé, desestimulados, desmotivados para continuar. Experiências negativas acumuladas tendem à decepção e à frustração. Mas desistir é assumir a derrota. Quando persistimos podemos até ser derrotados várias vezes, mas trabalhamos com a possibilidade da vitória. É preciso perseverar apesar dos fracassos, pois só os que perseveram têm a chance de vencer.
Para vencer devemos lembrar que não basta continuar persistindo no mesmo caminho, no mesmo erro. Precisamos ter coragem de mudar, de atentar para outras possibilidades. Por exemplo: Não podemos vencer a obesidade sem uma dieta apropriada, não podemos vencer as dívidas fazendo novas compras todos os dias. Não podemos vencer o pecado dando sempre ocasião à carne. Se queremos vencer, temos que mudar de atitude. Vitória exige sacrifício, exige visão, trabalho com criatividade.
Não devemos perder a esperança e a fé. Diante das crises devemos lembrar que podemos contar com a ajuda de Deus. Antes de tentar resolver os problemas que nos cercam devemos buscar sua orientação. Priorizando nossa vida espiritual, descansemos em Deus vivendo um dia de cada vez.
Venceremos com trabalho, confiança e fé.