Leitura bíblica: Provérbios 6.6-11
A preguiça faz cair em profundo sono, e o ocioso vem a padecer fome (Pv 19.15).
O tempo é um bem precioso, a preguiça é sua maior inimiga. Quantas oportunidades perdidas porque preferimos a acomodação do que a realização. A preguiça é um problema, pois ela pode se tornar um vício. Ela começa com aquela vontade de ficar mais uns minutinhos na cama até levar ao desejo de não sair mais dela. A preguiça é prejudicial ao bom trabalho, ela tenta nos convencer de que fazer as coisas de qualquer jeito está bom. Se não tomarmos cuidado com a preguiça, ela irá atrapalhar todas as áreas de nossa vida.
“A preguiça é a mãe da miséria e a patrona da pobreza. Aqueles que têm alergia ao trabalho e fogem dele como se fosse praga contagiosa empobrecem. Aqueles que amam o sono e encontram toda sorte de desculpas para não trabalhar, esses acabam tendo a mente cheia de coisas perversas” (Rev. Hernandes Dias Lopes). Enquanto o trabalho nos faz mais fortes e prósperos, a preguiça nos leva à pobreza e miséria. Um dos grandes problemas da preguiça é que ela nos leva a busca de prazeres. No lugar da atividade temos a ociosidade. E como diz o ditado popular: “Mente vazia é oficina do diabo”. O preguiçoso tem mais tempo para pensar e fazer o que não deve. De alguma forma ele vai ocupar o tempo livre. E muitas vezes irá utilizá-lo de forma ruim.
Cuidado com a preguiça, ela impede o progresso, ela nos limita e nos leva a pensar que não somos capazes de realizar até mesmo as nossas pequenas responsabilidades. Ela pode nos paralisar.
Como vencer a preguiça? E primeiro lugar, dando o primeiro passo, levantando para realizar as pequenas coisas, degrau a degrau subiremos até bem alto. Em segundo, conte com a ajuda de Deus e das pessoas, não podemos realizar nada sozinhos. E por último, não se contente com os limites impostos por você e pelos outros. Faça tudo buscando excelência. Não busque fazer melhor que os outros, busque fazer o melhor que você pode.
O remédio da preguiça se chama trabalho.