Leitura bíblica: Romanos 8.28-29
Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança (Gn 1.26a).
Existe um grande chamado para nós na Bíblia que diz: Sede imitadores de Deus (Ef 5.1). Ser imitador de Deus no mundo atual é um grande desafio. Estamos cercados por egoísmo, individualismo e imoralidade. Muitos são os maus exemplos. Ser imitador de Deus também parece algo inatingível. Mas ser imitador de Deus é apenas voltar a ser conforme Deus nos criou. Somos imitadores não como alguém que tenta ser uma outra pessoa que nada tem a ver com ela. Imitadores de Deus são aqueles que consideram o passado buscando viver conforme a sua origem. A Bíblia diz que fomos criados à imagem, conforme a semelhança de Deus. Com o pecado, esta imagem foi manchada, distorcida e apagada em parte. Por isso, Deus enviou seu Filho, Jesus Cristo, com o propósito de restaurar a plena imagem que perdemos. Jesus veio restaurar a imagem do Deus eterno. Jesus veio trabalhar esta imagem divinal na vida de cada um de nós. Pelo sacrifício de Jesus na cruz, podemos reavê-la. Paulo disse: Pois outrora éreis trevas, agora sois filhos da luz (Ef 5.8).
Fomos criados para ser semelhantes a Cristo, por isso imitadores de Deus. Ser imitador é buscar constantemente ser quem você realmente é. O pecado quer matar nossa verdadeira identidade de filhos de Deus. Quer que nos vejamos feios, que assumamos a postura do pecado que é a mentira, maldade, falsidade, imoralidade, soberba etc. Mas Deus age em todas as coisas para o nosso bem, para sermos conforme à imagem de seu filho.
Você foi criado para se tornar semelhante a Cristo. Desde o princípio, o plano de Deus tem sido fazê-lo semelhante a seu Filho Jesus. Esse é o seu destino, esse é o propósito de sua vida. Paulo diz em Romanos: “Deus te predestinou para ser conforme a imagem de seu Filho” (8.29). Deus desde o princípio pensou o homem à sua imagem e semelhança. Em toda a criação, somente o homem tem esta percepção.
Como filhos de Deus somos semelhantes a Deus.