Leitura bíblica: Gênesis 12.1-5
Não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, seguindo outros deuses, para os servires (Dt 28.14).
Na vida, muitas vezes estamos no caminho certo, mas por algum motivo paramos. No lugar de prosseguir, perdemos tempo e corremos o risco até de nos desviar. Deus disse a Abrão: “Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei” (Gn 12.11). Abrão tomou esta decisão, mas fez uma parada de cinco anos até a morte de seu pai. “Partiram em direção à terra de Canaã, mas pararam em Harã e se estabeleceram ali” (Gn 11.31). Sobre este texto, Dwigth L. Moody disse: “Muitos de nós chegamos a Harã e paramos; Deus nos chamou para a Terra Prometida e Ele deseja que sigamos para lá, mas achamos que é melhor viver com um pé na Terra Prometida e outro fora dela. Cristãos que vivem assim são os que tanto prejudicam, não só à causa de Cristo, mas a eles próprios e suas famílias. Precisamos deixar Harã e entrar na Terra Prometida aonde Deus quer que cheguemos”.
Em nossas vidas, as decisões que tomamos são importantes. Decisões erradas podem atrasar nosso o progresso. Precisamos ser firmes na caminhada, sem muitas paradas. Precisamos obedecer a Deus e buscar sempre ouvir o seu chamado. Devemos ter como alvo a terra prometida e não as distrações do caminho. “A lição mais preciosa que aprendi desde que entrei na escola de Cristo foi deixar o Senhor Deus escolher por mim, no que diz respeito às coisas dessa vida. Temos a tendência de pensar que podemos escolher melhor do que o Senhor, mas, quando começamos a tomar decisões por nós mesmos, sempre cometemos erros” (Moody).
A caminhada é longa, mas nem por isso devemos desistir. As decisões que precisamos tomar nem sempre são fáceis, mas devemos buscar a orientação de Deus e confiar nele. Os caminhos de Deus podem parecer estranhos, mas eles são perfeitos. Não se limitam à lógica e nem aos possíveis dos homens. Vamos para Canaã, prossigamos no caminho seguindo Jesus. Temos o chamado, temos a companhia de Deus na caminhada, só nos resta prosseguir.
O caminho de Deus é perfeito.