Leitura bíblica: Salmo 27.1-4
Vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno (Sl 139.24).
Pensamos muito onde queremos chegar, mas nem sempre nos atentamos a que distância estamos do objeto desejado. Para chegarmos onde queremos, precisamos saber exatamente onde estamos. Como em uma rota que vamos fazer, a primeira coisa que o GPS pergunta é qual a sua localização. Por exemplo, não podemos pedir para ele traçar uma rota para Goiânia sem antes dizer onde estamos. Podemos até simular uma viagem, mas precisamos informar de onde será a partida.
Qual a sua localização? O grande problema muitas vezes não é saber onde queremos chegar, é saber avaliar onde estamos. Da mesma forma que é preciso fazer uma avaliação física para se praticar um esporte, precisamos nos avaliar espiritualmente para assim tratar de nossa alma. Para viver uma vida de santidade, preciso saber o quanto sou pecador. Para me aproximar de Deus, preciso reconhecer o quanto estou distante dele. Para alcançar a paz, tenho que reconhecer que atos tenho praticado para me distanciar dela. Muitas vezes vivemos de forma acomodada. Precisamos lembrar que parados não iremos chegar a lugar nenhum. Ficar planejando uma viagem não faz de ninguém um turista. Temos que aproveitar as oportunidades, devemos ser realistas. Se queremos progredir, devemos nos atentar para a necessidade de nos empenharmos mais. Infelizmente, muitas vezes temos uma postura medíocre. Podemos definir que “medíocre é aquela pessoa que, tendo condições de fazer o melhor de si, contenta-se em fazer o possível – o mínimo aceitável, o mínimo necessário” (Caio Carneiro).
O ponto de partida então é fazermos um autoexame. Depois que tivermos um conhecimento melhor de nós mesmos, poderemos sair desta posição para um lugar melhor. Examine-se a si mesmo. Mais do que isso, peça a ajuda de Deus: “Examina-me, SENHOR, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos” (Sl 26.2). Quando descobrirmos onde estamos, basta seguirmos viagem.
Em breve chegaremos ao destino final.