Leitura bíblica: João 13.6-9
Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim (Jo 13.1b).
A letra da música Quanto Amor é a seguinte: “Quanto amor, quanto amor, ele tem por mim. Quanta dor, quanta dor, sofreu por mim por amor. A razão de tão grande amor foi mostrar que a minha vida tem valor. Sou tão precioso para Deus que ele deu o seu filho pra morrer na cruz por mim”. Quanto amor e que grande amor é o de Deus por nós. Em João 13 temos um exemplo deste amor e cuidado de Jesus por seus discípulos. Jesus, o Senhor e Mestre, lavou os pés dos seus discípulos. Ele nos deu um exemplo de humildade. Mostrou aos discípulos, que discutiam sobre quem deles era o maior no reino dos céus, que o maior é o que serve.
Mas nesta passagem quero destacar um fato curioso. “Quando Jesus chegou a Simão Pedro, este lhe disse: O Senhor vai lavar os meus pés? Jesus respondeu: Você não entende agora o que estou fazendo, mas algum dia entenderá. Lavar os meus pés? De jeito nenhum!, protestou Pedro. Jesus respondeu: Se eu não os lavar, você não terá comunhão comigo. Simão Pedro exclamou: Senhor, então lave também minhas mãos e minha cabeça, e não somente os pés!” (Jo 13.6-9 - NVT). Além da lição de humildade, existe um grande ensinamento neste texto. Antes de podermos fazer algo por Jesus, ele precisou fazer algo por nós. “Se eu não os lavar, você não terá comunhão comigo”. Jesus morreu em nosso lugar para que pudéssemos viver eternamente. Deus nos salvou e nos deu vida. Essa atividade de Deus continua. Nós somos como um ramo ligado à videira. Jesus ensinou: “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.5).
Na presença de Deus aprendemos e somos fortalecidos para realizar a sua obra. Como no final da canção Quanto Amor, podemos falar com Deus: “Oh, Deus, te louvo pelo teu amor. Tu mudaste meu interior. E agora eu quero viver pra transmitir este amor que vem de ti”.
Devemos permanecer ligados a Deus.