Leitura bíblica: Salmo 1
Pois tu, SENHOR, abençoas o justo e, como escudo, o cercas da tua benevolência (Sl 5.12).
O Salmo 1 é bem conhecido. Ele fala sobre como a vida do justo é feliz. Este prefere meditar na Palavra de Deus e praticá-la do que andar, se deter e assentar com os homens maus. Tem uma vida frutífera e abençoada por Deus. “Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá” (Sl 1.6). “Vale a pena conhecer a Deus, andar com Deus e servir a Deus. Sobre a cabeça do justo há bênçãos. A casa do justo é abençoada. O justo floresce como a palmeira. Ele é abençoado por Deus e por isso se torna um abençoador para os homens” (Rev. Hernandes Dias Lopes).
É importante lembrar que o justo não é quem tem justiça própria. A sua justiça procede de Deus. É a graça e misericórdia do Senhor que o torna assim. Justo é aquele que foi justificado, aquele que crê em Cristo. É justo não pelo que ele faz, mas pelo que Deus fez por ele. Como disse o Rev. Hernandes: “por isso o justo se torna abençoador para os outros”. A mensagem do justo não é sobre si mesmo e sim sobre Deus. “A boca do justo é manancial de vida” (Pv 10.11). “Os lábios do justo apascentam a muitos” (Pv 10.21).
Com a ajuda de Deus, vivemos conforme a sua justiça. A promessa de Deus é que em nossa vida seremos fortalecidos. “O justo jamais será abalado, mas os perversos não habitarão a terra” (Pv 10.30). Como vimos no Salmo 1.6, “o Senhor conhece o caminho do justo”. Deus sustenta nossa vida, ele nos tem em seu radar de cuidado. O justo é abençoado. “Sobre a cabeça do justo há bênçãos, mas na boca dos perversos mora a violência” (Pv 10.6). Provérbios 10.7 diz que os bons serão lembrados: “A memória do justo é abençoada, mas o nome dos perversos cai em podridão”. Sua história será testemunho e exemplo para outros agora e também depois de sua morte.
Busquemos ser justos, pois pela fé podemos ser. “Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé” (Hc 2.4).
Não se desvie da justiça, não se afaste de Deus.