Leitura bíblica: Provérbios 11.19-21
Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus (Tg 1.20).
A rainha Abelha queria oferecer mel ao deus Zeus. Recolheu o mel das melhores colmeias e voou com ele ao Monte Olimpo. O deus gostou tanto do presente que prometeu dar à abelha qualquer coisa que ela quisesse. Oh, Zeus todo-poderoso! - exclamou a abelha - Dê-me um ferrão tão forte que com ele eu possa matar quem se aproximar para roubar o meu mel! Zeus não gostou de ver a abelha com tamanho desejo de vingança. Mas não podia recuar de sua promessa. Disse então à abelha: Vou lhe dar um ferrão. E quando você atacar, a picada será mortal. A rainha Abelha já ia agradecer a Zeus, quando o deus acrescentou: Mas a picada será mortal também para você! Quando usar o ferrão, ele se quebrará e você morrerá!
Existe uma grande verdade que podemos aprender através dessa fábula inventada. Quem faz mal ao próximo acabará sofrendo as consequências da sua maldade. Quem deseja ou faz o mal acaba recebendo de volta o mal praticado. O contrário também é verdadeiro. Quem ama o seu próximo, quem perdoa a maldade sofrida, quem deseja o bem é abençoado. Planta a bondade e colhe o cuidado e amor de Deus. Não devemos nos deixar levar pelos sentimentos ruins, pelo desejo de vingança. Podemos buscar a paz e acalmar nosso coração. Perdoar sempre será a melhor opção.
Andemos pelos caminhos da justiça e paz. Desviemos dos caminhos da maldade. “O justo encontra a vida; o perverso encontra a morte. Os perversos de coração são detestáveis para o SENHOR, mas ele se alegra com os que andam em integridade. O perverso certamente será castigado, mas os justos serão poupados” (Pv 11.19-21 - NVT). Como Tiago nos ensina, devemos ser prontos para ouvir, tardios para falar, tardios para nos irar (Tg 1.19). Não somos juízes de nosso próximo, temos um Deus que cuida de todas as coisas e ele irá também julgar a todos e condenar aqueles que achar necessário.
Fazer o mal faz mal.