Pular para o conteúdo principal

Levai as cargas

Leitura Bíblica: Gênesis 49.22-26


Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo (Gl 6.2).




Temos duas cargas a carregar. A nossa e a de nosso próximo. Nenhuma delas é muito fácil de suportar. Mas, com certeza, a carga dos outros é sempre mais difícil de levar. Isso ocorre porque nossa lógica é simples. Minha responsabilidade é cuidar dos meus fardos. Mas esquecemos que, além disso, precisamos ajudar nosso próximo. Da mesma forma que não conseguimos carregar nossos fardos sozinhos, as outras pessoas com quem convivemos precisam de nossa ajuda. 


Um exemplo de como é mais difícil carregar os fardos dos outros é em relação ao perdão. Uma fábula ilustra esta ideia dizendo: “Quando Deus criou o homem, deu-lhe dois sacos para carregar: um com os defeitos alheios, o outro com seus defeitos próprios. Os homens levam o primeiro fardo na frente e o segundo atrás. Eis porque sempre estamos prontos a ver os defeitos dos outros, mas nunca percebemos os nossos”. Esta história fantasiosa mostra uma realidade, enxergamos mais os erros dos outros e nos outros do que em nós mesmos. Criticamos e aumentamos os defeitos dos outros enquanto diminuímos e relevamos os nossos. Talvez como uma forma inconsciente de preservação, mas que não deixa de ser errada. 


“Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo” (Gl 6.2). Mesmo que os outros não tenham disposição de nos ajudar, mesmo que pensemos que o nosso próximo não merece ajuda, a ordem é clara. “Levai” e “assim cumprireis”. Ajudar o próximo é uma atitude de obediência a Deus. George Merrian diz sobre este versículo: “Sempre terás à mão um refúgio: podes fazer alguma coisa por alguém. Assim, tens a sagrada possibilidade: mostrar Deus. É através do amor e da bondade que os homens percebem a realidade divina, quer a reconheçam, quer não. Guarda, portanto, isto: pode haver tempos em que não consigas encontrar ajuda, mas não existe tempo em que não possas oferecer ajuda”.




O peso que carregamos nos torna mais fortes. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E-books dos livros

Livro mensagens diárias E-books na Amazon Mensagens Diárias 9 - https://a.co/d/h4iP1oj Mensagens Diárias 7 - https://a.co/d/2wDSJiz PDF na hotmart Mensagens Diárias 1 -   https://pay.hotmart.com/I87675127Q Mensagens Diárias 2 -   https://pay.hotmart.com/K87815875W Mensagens Diárias 3 - https://pay.hotmart.com/E87815918X Mensagens Diárias 4   - https://pay.hotmart.com/X87815923P Mensagens Diárias 5 - https://pay.hotmart.com/D87815934P Mensagens Diárias 6   - https://pay.hotmart.com/O87815953W Mensagens Diárias 7 - https://pay.hotmart.com/H87815973Q Mensagens Diárias 9 - https://pay.hotmart.com/H87816003U O livro mensagens diárias traz uma meditação para cada dia do ano.  Passagens bíblicas, ilustrações, histórias interessantes.  O autor também escreve para o Presente Diário da Rádio Trans mundial a mais de 15 anos. Escreveu o livro mensagens diárias (8) da Editora Cultura Cristã em 2022.

Queimem os navios

Leitura bíblica: Lucas 9.61-62 E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal (Gn 19.26). Como nos comportamos diante das adversidades? “Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades” (Epicuro).   A vitória é fruto da persistência e da resistência. Quem desiste antes do tempo está desperdiçando tudo que já conquistou. Conta-se que quando Fernando Cortez, vindo da Espanha no ano de 1519, aportou às praias mexicanas, com algumas centenas de soldados, para conquistar o território, perguntou-lhes quais os que desejavam regressar à pátria, receosos das lutas que os esperavam contra os indígenas do México. Ninguém se apresentou. Então mandou o arrojado aventureiro lançar fogo em todos os navios em que tinham vindo para América, reduzindo-os a cinzas, a fim de cortar de vez toda e qualquer esperança de regresso ou fuga. Agora era vencer ou morrer.   Em nossa vida enfrentamos batalhas diariamente. Por mais que estejamos com medo, ou nos sentindo fr

Estou aqui

Leitura bíblica: João 1.10-14 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo (Ap 3.20). Ano novo! O que nos espera? O que iremos conquistar? Isso depende dos caminhos nos quais iremos andar e na companhia de quem iremos seguir.   Existem dois caminhos: O caminho que leva para perto de Deus, que é um caminho que diz sim para o sim de Deus e não para o não de Deus. E existe o caminho que leva para longe de Deus, que é um caminho que diz sim para o não de Deus e diz não para o sim de Deus. A boa notícia para o ano novo é que podemos andar no bom caminho. Podemos seguir nossa vida ao lado de Jesus. Edward Welch disse: “A melhor notícia que ouviremos é que pela fé, todo crente tem pleno acesso, como sacerdote, para aproximar-se corajosamente do trono da graça”. Jesus disse: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Ap 3.20)