Leitura Bíblica: Êxodo 15.1-18
Tu és o Deus que operas maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder (Sl 77.14).
Deus é digno de todo louvor. Em Êxodo 15 encontramos um exemplo especial. Moisés e o povo de Israel louvam a Deus após serem libertos do cativeiro do Egito. Eles passaram pelo meio do mar enquanto o exército egípcio foi tragado pelas águas. Eles cantaram ao Senhor. Louvaram a Deus em gratidão, cantaram porque foram salvos. Assim também cada um de nós tem motivos para louvar a Deus. “Cada crente deve cantar ao Senhor, não por que tem uma boa voz, mas por causa do que Deus fez por ele! Louvor é a resposta natural daqueles que experimentaram a graça de Deus” (Tony Merida).
O cântico de Moisés registrado em Êxodo é muito especial. Ao louvar a Deus podemos ver destacados diversos atributos e ações de Deus. O povo cantou sobre a glória de Deus revelada em seu santo nome: “Senhor é o seu nome” (15.3). Deus também é celebrado como um Deus pessoal: “O Senhor é a minha força e o meu cântico” (15.2). Ele também é o Deus que guarda a aliança: “ele é o Deus de meu pai” (15.2). Como agiu no passado, age no presente. O Senhor também é descrito como guerreiro e como aquele que reina triunfantemente sobre todos os seus inimigos (15.3-10,12,14-16). Deus defende o seu povo de todos os seus inimigos. O cântico também fala sobre como não há deus que se compare ao Senhor: “Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses?” (15.11). Os deuses do Egito foram esmagados pelo poder do Senhor. O cântico também exalta a Deus por sua salvação (15.13). Por fim, o reinado eterno do Senhor é celebrado (15.18).
Temos muitos motivos para nos alegrarmos e termos uma vida de gratidão a Deus. Assim como o povo de Israel estava feliz pela vitória sobre o Egito, nos alegramos pela vitória que obtemos em Jesus. Através da morte e ressurreição de Jesus, temos vitória sobre o pecado e a morte. Fomos salvos pela graça de Deus. O louvor é a resposta que damos, em gratidão, por tão grandiosa salvação.
Cantai ao Senhor um cântico novo.