Leitura Bíblica: Provérbios 1.10-16
Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte (Tg 1.15).
Existem algumas coisas que gostamos mais de fazer do que outras, quando temos uma oportunidade corremos para realizá-las. Pode ser um passeio, uma viagem ou um esporte. Mas sabemos que a vida não se resume nas coisas que gostamos. E gostar de algo nem sempre é um bom referencial, pois nem tudo que gostamos é bom. Fato é que devemos dar prioridade às coisas boas, gostando ou não, para elas devemos estar dispostos a correr.
Gregório Nazianzeno disse: “Aceite meu conselho, meu amigo, e seja lento para fazer o mal, mas corra para a sua salvação, pois a prontidão para fazer o mal e a lentidão para fazer o bem são igualmente más. Se for tentado a desviar-se, não seja rápido em ir. Se um grupo de malfeitores lhe disser: Venha conosco, nem sequer lhes dê ouvidos. Então, você se beneficiará grandemente de duas maneiras: fará com que as outras pessoas percebam seus pecados e se livrará de más companhias. Davi lhe diz: Vinde, cantemos ao SENHOR, com júbilo. Nosso próprio Salvador disse: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Não resista a eles e não demore”.
Devemos nos afastar dos maus caminhos e dos convites de falsos amigos. “Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés” (Pv 1.15). Em Provérbios 6, entre as coisas que desagradam a Deus está o planejar e executar projetos injustos. Deus abomina o “coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal” (Pv 6.18).
Como disse no início, corremos para realizar o que mais gostamos. Acredito que o grande problema acontece quando nossos gostos estão contaminados, no lugar do bom gosto temos mau gosto. Nosso paladar e nossos desejos precisam ser alinhados com a Palavra de Deus. O que mais nos atrai deve estar relacionado ao que mais agrada a Deus. Firmemos nossos passos, desviando dos maus caminhos, e corramos para o caminho da verdade.
Não se engane.
Comentários
Postar um comentário