Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus (Sl 92.2).
Numa determinada floresta moravam três leões. Um dia o macaco disse: Nós, os animais, sabemos que o leão é o rei dos animais, mas quem, dentre eles, deverá ser o nosso rei? Os três leões comentaram entre si: É verdade, a preocupação da bicharada faz sentido, uma floresta não pode ter três reis, precisamos saber qual de nós será o escolhido. Mas como descobrir? Disse o macaco: Bem, senhores leões, vocês três deverão escalar a Montanha Difícil. O que atingir o pico primeiro será consagrado o rei dos reis. Os 3 leões concordaram com a ideia e tentaram subir a montanha, mas todos fracassaram. Qual deles seria o rei, uma vez que os três foram derrotados? Uma águia sábia disse: Eu sei quem deve ser o rei! Eu estava voando entre eles, escutei o que cada um deles disse para a montanha. Dois disseram: Montanha, você me venceu. O terceiro disse: Por enquanto, você me venceu. Mas você, montanha, já atingiu seu tamanho final, e eu ainda estou crescendo. O terceiro deve ser o rei.
Atitude de vencedor é pensar além do problema. Atitude de vencedor é saber que a derrota é momentânea. Atitude de vencedor é buscar forças para vencer os maiores problemas. Atitude de vencedor é reconhecer sua derrota e reconhecer que não tem forças, mas que Deus é mais forte do que a montanha difícil. Todo problema tem solução, nós podemos ainda não saber qual é. Enquanto o propósito da dificuldade é nos derrubar e nos fazer desistir, o propósito de Deus é, através dela, nos fortalecer.
Ao contrário do leão vencedor que acreditava em si mesmo, nós acreditamos que nossa vitória está em Deus. Nossa força está ligada à força que Deus nos dá. Dia a dia somos moldados por Deus. “Por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados” (Hb 10.14). Deus fez uma aliança conosco, ele perdoou os nossos pecados e colocou em nosso coração a sabedoria de sua lei.
Os montes serão nivelados.