Leitura Bíblica: Salmo 9.1-10
Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor, e ele os livrou das suas tribulações (Sl 107.16).
Você já notou como não queremos enfrentar dificuldades, mas queremos ser vitoriosos? Como vencer se não passar por provações? Como podemos vencer as lutas e dificuldades se não passarmos por elas? Para sermos vitoriosos temos que enfrentar dificuldades. As batalhas precedem a vitória. E, muitas vezes, as derrotas precedem a vitória. Não será na primeira tentativa que vamos conseguir vencer. Depois que o exército do Sul na Guerra Civil da América do Norte perdeu uma batalha, o General Lee escreveu a um colega: “Às vezes devemos esperar derrotas. Servem para ensinar-nos a prudência e a sabedoria, e requerem de nós maiores energias, impedindo que soframos desastres piores”. Esta é uma verdade dura de aceitar, mas é uma grande verdade. Como disse Paulo: “Em todas estas coisas, somos mais do que vencedores em Cristo Jesus” (Rm 8.37).
Nossa vitória não está somente no momento da conquista. A vitória começa na caminhada e nas batalhas diárias. Como vencer sem antes lutar? Qual seria nossa conquista se não houvessem as dificuldades e as decepções? Na tribulação, Deus chama nossa atenção para ele. Na tribulação, aprendemos a ser perseverantes. Na tribulação, entendemos que nossa alegria não depende das “coisas boas”, mas de Deus. Na tribulação, caminhamos para o lugar mais seguro, os braços de Deus. Na tribulação, nos sentimos seguros, pois o Senhor é alto refúgio para o oprimido nas horas de tribulação.
Que batalhas você tem enfrentado? Quantas vezes já foi derrotado? Por maiores dificuldades que já tenha passado, não desista. Muitas pessoas são derrotadas simplesmente porque desistiram e deixaram de acreditar na possibilidade de vencer. Alegre-se pela experiência adquirida, lembre-se o quanto você está mais forte hoje do que antes, e poderá vencer, permanecer de pé diante de muita oposição. Creia que o melhor está por vir.
Pela fé, tome posse da vitória.