Leitura Bíblica: Deuteronômio 10.16-20
Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor (Gl 5.13).
O general Lee dirigia-se de trem para Richmond. Havia muitos homens no vagão. Numa das estações embarcou uma senhora bastante idosa e visivelmente enferma. Tinha já percorrido quase todo o vagão, quando chegou junto do general, que se levantou e lhe deu o lugar. Imediatamente muitos homens se ergueram para oferecer ao atencioso militar a sua cadeira. “Obrigado, cavalheiros” - respondeu ele - “onde não há lugar para uma senhora idosa e respeitável, muito menos haverá para um general”.
O que aconteceu? O General foi grosseiro? Não, ele quis dar uma lição a todos que não se importaram com a senhora que estava de pé. Esse fato é muito comum. Infelizmente nós temos a tendência de ajudar quem é mais importante. Pensamos erradamente que os mais humildes devem servir e não ser servidos. Lembro-me de uma vez que depois de um culto havia um lanche. Todos se reuniram no salão, mas não havia quem servisse as pessoas. Todos ficaram se entreolhando e depois, quase instantaneamente, olharam para a zeladora que era membro da igreja. Olharam quase que afirmando, na certeza de que ela devia servir. A senhora, que estava de folga, pois seu trabalho era de limpar a igreja durante a semana, fez de conta que não estava vendo. Naquele momento um pastor visitante, de forma inesperada, foi até a mesa, pegou uma bandeja e passou a servir as pessoas. Imediatamente muitas pessoas começaram a servir, inclusive a zeladora.
Tenhamos cuidado para não fazer acepção de pessoas. Também devemos fugir do perigo de achar que merecemos ser servidos, que somos mais importantes que os outros. Que tenhamos humildade para dar o primeiro passo em acolher um necessitado ou a uma necessidade. Que da mesma forma estejamos dispostos a servir o rico e o pobre (Leia Tiago 2). Que sempre estejamos alegres, seja sendo servidos ou servindo aos outros. Lembre-se de que Jesus deixou sua glória e se tornou servo.
Motive-se a fazer o bem ao próximo.