Leitura Bíblica: 1Pedro 2.13-17
Para que os teus amados sejam livres, salva com a tua destra e responde-nos (Sl 60.5).
O dia 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, Ela nos lembra um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa Independência. Foi nesse dia, em 1822, que Dom Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente.
Alcançar a independência pode ser um desejo não apenas de uma nação. Todos nós temos um desejo de alcançar liberdade. Quem sabe viver sem precisar dar satisfação? Imagine poder fazer o que quiser, quando quiser e como quiser. Mas sabemos que essa não é a realidade. Sempre se depende de alguém. E se fosse possível, viver sem depender de ninguém seria algo muito triste e solitário. A convivência faz bem. Quando somos ajudados ou ajudamos alguém, vivemos uma experiência de amor. O pior é que muitas pessoas querem também a sua independência de Deus. Muitos querem ter a liberdade de fazer o que quiserem, sem dar importância aos ensinamentos do Senhor. Fazem de sua vontade o seu deus. Quem age assim, além de prejudicar a si próprio, torna ruim a vida de quem está próximo.
Se por um lado podemos hoje comemorar a independência do Brasil, temos também motivo de nos preocupar com a forma que muitos têm erroneamente usado sua independência. Uma independência que tem causado violência e destruído famílias. Hoje é tempo de refletir sobre a necessidade de vivermos a verdadeira liberdade que se encontra na total dependência de Deus. “Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade” (2Co 3.17). Devemos usar a nossa liberdade com sabedoria, buscando em Deus orientação para nossas realizações. Ele sabe melhor quando e como devemos agir. Precisamos depender de Deus, pois foi ele quem nos criou. “Usar a liberdade que temos, mas sem a sabedoria de Deus, é caminhar numa direção perigosa” (Roland Korber). Independência, somente com a sabedoria de Deus.
Dependência ou morte.
Comentários
Postar um comentário