Leitura Bíblica: Provérbios 3.13-22
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor (1Co 13.13).
Qual o adorno desta vida? É o amor. Assim começa o hino 178 do Hinário Novo Cântico. A terceira estrofe diz: “O caminho excelente, ao segui-lo vence o crente, numa vida de amor”. Na vida, procuramos algo que nos dê prazer, alegria, buscamos realização. Esta vida de paz e alegria está no caminho do amor, um caminho sobremodo excelente. O amor é o adorno, o que enfeita a vida. O que dá brilho e sentido ao nosso viver. O caminho do amor é o caminho da sabedoria. Como nos diz Provérbios 3.13: “Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento”. A vida no caminho da sabedoria e do amor é melhor do que a vida de luxo e riqueza. O lucro é maior do que o de muitos tesouros, porque é vida para a alma (Pv 3.21). “Os seus caminhos são caminhos deliciosos, e todas as suas veredas, paz” (Pv 3.17). Viver em amor é viver um estilo de vida que supera os demais. É o caminho excelente, o caminho vitorioso.
Mas o que é o amor? Em 1 Coríntios 13 encontramos uma definição bem completa do que é o amor. O amor de Jesus é diferente do amor que o mundo conhece. O conceito de amor que vemos no mundo é o amor interesseiro, o amor que dura pouco e que não perdoa. Um amor egoísta, limitado. O amor que devemos ter é o amor de Deus. Um amor misericordioso, santo, altruísta. Um amor que não desiste facilmente de amar, que espera o bem do próximo, que o ajuda a desenvolver suas virtudes e não vive a humilhar e criticar os outros. Um amor verdadeiro, benigno e paciente.
Nossos dias são breves aqui na terra. Os trabalhos que fizermos, os bens que adquirimos irão desaparecer, mas as pessoas que amamos irão lembrar de nós. Enquanto temos oportunidade, façamos o bem a nosso próximo. O amor é o ingrediente que não pode faltar em nossos relacionamentos. Devemos tratar bem a todos, mas principalmente as pessoas com as quais mais tempo convivemos.
Seja uma bênção para o seu próximo, ame-o.