Leitura Bíblica: Salmo 113
Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força (1Cr 29.12).
Há uma lenda que conta o seguinte: Procedente de um montão de material que sobrara de uma construção e fora deixado como escombro, ouviu-se uma voz que clamava: Glória! Glória! Um pedestre, atraído por aquelas exclamações de júbilo, parou para saber o que se passava. Notou, então, que a voz provinha de um pedaço de mármore meio coberto com terra. Perguntou então: Por que você está se regozijando? Por certo não é muito honroso para você estar aí nesse montão de escombro. Não - disse o mármore - não é nada honroso agora, mas Miguel Ângelo passou por aqui e o ouvi dizer: Há um anjo nessa pedra. Foi buscar o cinzel e a marra e voltará para esculpir-me e fazer de mim um anjo. A pedra novamente, em êxtase, gritou: Glória! Glória!
Li esta história que vinha acompanhada do seguinte pensamento: “A humanidade assemelha-se a um pedaço de mármore no montão de escombro quebrado, imundo e sem valor. Mas o grande escultor viu-a em tal estado e se compadeceu dela. Assim como Miguel viu um anjo naquela pedra, na humanidade perdida Deus vê seus filhos”. Deus nos resgatou do meio dos entulhos. O pecado destruiu a humanidade e quebrou nossa comunhão com Deus. Mas, para a nossa alegria, Deus não nos vê como entulhos desprezíveis. Ele nos enxerga como objetos a serem lapidados e restaurados. Ele faz de nós uma obra de arte. “Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado, para o assentar ao lado dos príncipes, sim, com os príncipes do seu povo” (Sl 113.7-8).
Devemos clamar como aquele pedaço de mármore: Glória, glória! Mesmo se olharmos para nós e apenas enxergarmos cacos quebrados, podemos pela fé nos alegrar, pois Deus vai realizar uma excelente obra em nós e através de nós.
Bendito seja Deus, pois, mesmo sendo glorioso, se apiedou de nós. “Quem há semelhante ao SENHOR, nosso Deus, cujo trono está nas alturas, que se inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra?” (Sl 113.5).
Deus é o autor da vida.