Leitura Bíblica: Salmo 136.21-26
Este é o dia que o Senhor fez; exultemos e alegremo-nos nele (Sl 118.24).
Hoje no Brasil, comemoramos o Dia da Proclamação da República. Dia 15 de novembro de 1889 foi quando o Brasil deixou de ser monárquico e passou a ser republicano, tendo como seu primeiro presidente o Marechal Deodoro da Fonseca. “A proclamação da república resultou na derrubada da monarquia e na instauração da república no Brasil. Esse acontecimento foi resultado de um longo enfraquecimento que a monarquia enfrentou no Brasil a partir da década de 1870. Um dos grupos mais insatisfeitos foi o dos militares. A proclamação da república foi fruto da crise do império e sua incapacidade de atender as novas demandas que foram surgindo na sociedade brasileira. Essas insatisfações convergiram-se para o movimento republicano, que, um tanto na base do planejamento e um tanto na base do improviso, realizou um golpe que colocou fim na monarquia no Brasil” (Daniel Neves).
Este dia é comemorado como um dia de uma conquista importante. Um dia de proclamar liberdade da Monarquia. Para nós, mais um dia de gratidão pelo país que moramos, um dia de intercessão pela nossa pátria e seus governantes. Podemos também meditar sobre quem é nosso governante maior. A Bíblia diz que “feliz é a nação cujo Deus é o Senhor” (Sl 33.12). Em nossa vida deve acontecer uma revolução, uma troca de poderes. O Senhor deve ser o nosso Rei, ele é nosso líder maior. Não podemos ficar satisfeitos com os deuses que querem nos governar e não podem atender às demandas da vida.
Graças a Deus, o inimigo que queria nos governar foi vencido e hoje, como em todos os dias, podemos comemorar que Jesus é nosso rei. Deus preside nossa vida. Que Deus abençoe os líderes de nossa nação. Que possamos descansar naquele que forma o coração de cada líder, conforme o seu querer. Que possamos lembrar ainda que o dia mais importante da nossa história foi aquele em que o nosso Senhor e Salvador Jesus veio ao nosso encontro e transformou a nossa vida.
Jesus proclamou nossa liberdade.
Comentários
Postar um comentário