Leitura Bíblica: Efésios 4.1-3
Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra (Mt 5.5).
Jesus disse que são bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra (Mt 5.5). Não são os bravos, os que gritam mais alto, que terão as melhores conquistas. A palavra grega traduzida como manso pode também significar “domesticado” - o termo que descreve um animal selvagem posto sob controle. O animal foi treinado e pode executar tarefas ou trabalhos. Aprendeu a obedecer. Imagine um cavalo selvagem domado e treinado, e que agora pode obedecer às ordens do seu dono. Ser manso é mais do que ter autocontrole, é estar sob o controle de Deus. Uma pessoa mansa é uma pessoa controlada por Deus e que está sob a direção divina, uma pessoa guiada pelo seu Espírito. Somente através dele poderemos controlar nossas vontades e dominar nossos desejos da carne. A mansidão de Deus transforma até mesmo o mais iracundo, nos faz mais dóceis.
Devemos ser pessoas controladas por Deus. Isso não significa que nossa vida será uma vida de privações, sem graça. Pelo contrário, estar sob a orientação de Deus faz nossa vida melhor. Somos verdadeiramente livres. Temos controle de nossa vida e não precisamos viver como escravos do pecado e de nossas paixões.
Alguns aspectos da mansidão: Para com o próximo - Tratar bem as pessoas irritantes. A mansidão para com o próximo acontece quando o desejo de amar é maior do que o de retaliar. Para com as diversas situações - Compreender que a paciência vence quando aguardamos por um momento a mais. As adversidades logo irão passar, basta esperar. Para consigo mesmo - Ter uma vida de autocontrole, exercitar a perseverança, se esforçando para ser constante e vigilante.
Mansidão é a vida sob controle. “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor” (Ef 4.1-2).
Busque a mansidão e o domínio próprio.